Viajar barato: veja como conseguir.

1
877

Para viajar barato, conheça os melhores períodos para fechar negócios.

Viajar barato é sem dúvida um objetivo buscado por todos, ainda mais com a atual crise econômica que assola nosso país. Passagens para os mesmos destinos, nos mesmos hotéis e programas iguais, porém, com preços muito, mas muito diferentes. Quem planeja viagens e pesquisa preços, ainda que superficialmente, pode perceber com facilidade essa variação. O único motivador da brutal oscilação é o período do ano em que viagem será realizada. Dependendo do número de visitantes interessados, as empresas mudam os valores cobrados por serviços similares. É a implacável lei da oferta e da procura.

Quanto maior o número de turistas que procuram um lugar, mais alto é o preço. Quando é menor o fluxo de pessoas, as taxas caem sensivelmente. Nem sempre é possível escolher a chamada baixa temporada para viajar. Afinal, muitas pessoas dependem de sua empresa na hora de saber o período em que poderão desfrutar as férias. Nas famílias, a agenda quase invariavelmente é determinada de acordo com o período de férias escolares.

Viajar barato: saiba como sem medo de errar

Preços mais baixos podem ser obtidos até na alta temporada para conseguir viajar barato.

Há, no entanto, outra maneira de conseguir descontos significativos para conseguir viajar barato, mesmo na alta temporada. Fazer a programação antecipada e fechar negócios com antecedência pode render descontos superiores a 20% em hospedagem, dependendo da localidade. Isso foi revelado em levantamento de um dos mais importantes sites especializados em viagens de todo o mundo, o Tripadvisor.

Com anúncios de hotéis espalhados em todos os continentes, o site comparou a variação dos valores pedidos pelas empresas e indicou os melhores períodos para fazer as reservas com preços mais baixos. A explicação para essa oscilação é simples. Quanto mais cedo conseguem fechar os negócios, melhor as empresas podem se programar, contratando funcionários, preparando sua estrutura etc. Por isso, é interessante para os hotéis oferecer preços mais baixos. Isso permite ter mais segurança em relação aos investimentos que devem ser feitos.

Depois desse período, os preços tendem a subir. Em alguns locais, até são reduzidos novamente pouco antes do período de hospedagem. Nesse caso, todavia, sempre se corre o risco de não encontrar lugares se todos os leitos tenham sido reservados por viajantes que fazem sua programação com maior antecedência.

Viajar barato: saiba como sem medo de errar

Para quem pretende viajar para o continente africano.

Quem pretende viajar para o continente africano tem grande oportunidade de viajar barato se programar sua viagem bem mais cedo. Os hotéis da região oferecem, para quem adquire os serviços com cerca de cinco meses de antecedência, preços até 21% menores que os valores estabelecidos para hospedagem no período escolhido.

Quanto mais próximo da data, maior é a possibilidade de os preços subirem. Isso só não acontece quando algum acontecimento tira a motivação dos turistas de viajar para a região (terremotos, erupções vulcânicas, conflitos bélicos etc.). Para quem reservou mais cedo e quiser desistir, há tempo de cancelar. Por isso é importante prestar atenção na política de devolução estabelecida pelas empresas na hora de assinar o contrato.

Viajar barato: saiba como sem medo de errar

Para quem pretende viajar para países da América Central e nos Estados Unidos.

Para países da América Central e nos Estados Unidos, não há uma época específica com preços mais baixos. As tarifas costumam ser semelhantes ao longo do ano. Mas a antecedência com que se faz a reserva ajuda na hora da negociação.

Os maiores descontos para quem deseja viajar para o México, países do Caribe e território norte-americano são concedidos para turistas que fecham seus contratos cerca de três meses antes do embarque. Os valores podem ser reduzidos em até 7%. Quatro meses é o prazo ideal para se negociar a contratação de viagens na América do Sul. Os hotéis chegam a conceder descontos de até 20%.

Viajar barato: saiba como sem medo de errar

Para quem pretende viajar para a Ásia.

O continente é um dos mais atraentes para quem gosta de se programar com antecedência. Uma confirmação de reserva três meses antes da data da viagem pode resultar em um gasto 23% menor com estadia.

Para quem não fecha o negócio nessa ‘janela’, o melhor é esperar um pouco mais. De acordo com o levantamento de TripAdvisor, depois da oferta de longo prazo, os preços sobem. Isso acontece no período de três a cinco semanas antes de viagem. Contudo, volta a cair duas semanas antes das datas escolhidas. Naturalmente, há o risco de esgotamento de lugares, mas isso depende muito da região escolhida.

Viajar barato: saiba como sem medo de errar

Para quem pretende viajar para a Europa.

O período de verão é dos mais caros da Europa. Os meses entre junho e agosto são os mais procurados. Para obter os melhores preços, com descontos de até 23%, é necessário fazer uma reserva com três a cinco meses de antecedência.

Viajar barato: saiba como sem medo de errar

Para quem pretende viajar para o Oriente Médio.

Trata-se do continente onde a programação antecipada é levada mais a sério. Quem quiser aproveitar preços até 19% mais baixos deve procurar hotéis e confirmar reservas com cinco meses de antecedência.

A região é a campeã de descontos para viajantes decididos. A ‘janela’ para as vantagens é aberta cerca de quatro meses antes da data da viagem. Podem ser encontrados preços até 24% mais baixos. Assim como acontece na Ásia, se esse prazo for perdido, o melhor é esperar. Os preços sobem entre 3 e 4 semanas antes do período da estadia e caem duas semanas antes. Isso acontece, obviamente, nas empresas que não conseguem fechar negócios para todos os seus leitos. Assim, é preferível baixar o preço e lucrar menos a deixar os quartos desocupados.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here