Como Tirar Passaporte Passo a Passo

0
196

Dicas de Como Tirar Passaporte passo a passo e evitar perda de tempo e dinheiro

O passaporte é um documento formal de ingresso em outros paísesTem dúvidas de Como Tirar Passaporte? Vai viajar e precisa ter o passaporte em mãos? Realizará um intercâmbio ou viagem à trabalho e não sabe como tirar passaporte? O processo para tirar o passaporte não é difícil, aliás, ele é bem simples. Tudo o que você necessita fazer é seguir todas as regras exigidas, passo a passo.

O passaporte é um documento de identidade que atesta formalmente que um indivíduo  é cidadão de determinado país (Estado), cuja emissão é controlada pelo mesmo. É o documento que possibilita o ingresso dos seus portadores em outras nações. Dependendo das políticas imigratórias do país de destino, exige-se vistos para ingressar no mesmo, estabelecendo critérios de permanência, especialmente com relação ao tempo.

O passaporte é sobretudo a identificação formal de um indivíduo que permite o trânsito em outros países que não seja o seu de origem.

Passo a passo para saber como tirar passaporte

Fique atento ao seu horário e documentação

Como tirar passaporte no Brasil? Esse documento é emitido exclusivamente pela Polícia Federal. Existem alguns passaportes especiais, que requerem outros procedimentos, mas aqui vamos nos ater aos passaportes comuns, explicando como fazê-lo de maneira objetiva. Vamos lá.

O prazo para emissão do passaporte é variável, dependendo do local onde o público é atendido. Em muitas cidades, o agendamento para a confecção do passaporte é feito pela Internet, ou seja, sem a necessidade de se recorrer diretamente ao posto da Polícia Federal.

Abaixo o passo a passo para saber como tirar o passaporte.

  1. O primeiro passo é acessar o site da Polícia Federal e preencher o formulário de solicitação do novo passaporte. Clique aqui para ter acesso à seção correspondente e preencher o formulário diretamente;
  2. Preencha de maneira completa e correta todo o passaporte. Antes de confirmar e enviar os dados, certifique-se que os mesmos estão corretos;
  3. Não preencha nenhuma campo em que não tenha certeza da resposta. Isso poderá trazer problemas de difícil resolução;
  4. Após o preenchimento correto do formulário e o seu respectivo encaminhamento, será gerado uma guia, um boleto para o pagamento de uma taxa, que atualmente está no valor de R$257,25.
  5. Preste atenção a data de vencimento da guia. Se passar do vencimento, é necessário refazer todo o processo e você perderá o agendamento.
  6. O sistema do site da Polícia Federal vai efetuar um agendamento de data, na qual você deve necessariamente ir pessoalmente a algum posto da Polícia Federal mais próximo de você. Não há hipótese de tirar o passaporte que não seja presencialmente.

Dia e horário agendado, separe e organize os seguintes documentos

  • Documento de identidade (pode ser a certeira de identidade (RG) ou carteira de habilitação); para menores de 12 anos, é preciso levar a certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento, para aqueles que tiveram o nome modificado por conta de casamento ou divórcio;
  • Certidão de nascimento, para aqueles que alteraram o nome por solicitação judicial;
  • Título de eleitor, comprovante de votos ou justificativa na última eleição (em ambos os turnos, se houver);
  • Homens entre 19 e 45 anos devem levar documento de comprovação de quitação com o serviço militar obrigatório;
  • Para os estrangeiros naturalizados brasileiros, é necessário o certificado de naturalização.
  • CPF;
  • Protocolo de solicitação de passaporte;
  • Comprovante de pagamento de boleto;
  • Comprovante de agendamento;
  • No dia e hora agendados, entregue todos os documentos requeridos ao atendente;
  • Os agentes da Polícia Federal colherão as impressões digitais de todos os dedos e tirarão uma fotografia no tamanho 5×7;
  • Após o atendimento na Polícia Federal, você receberá um protocolo, constando a data de entrega do seu passaporte;
  • Na data de entrega do passaporte, é preciso ir pessoalmente ao posto da Polícia Federal, munido de um documento de identidade.
  • Atente para o prazo, pois após 90 dias, ele é cancelado automaticamente. Nesse caso terá que fazer todo o processo novamente, incluindo pagar outra taxa;
  • Menores de idade deverão ir acompanhados do responsável.

Pronto, agora você está apto para realizar suas viagens internacionais, seja a lazer ou a trabalho, depois de solicitar o respectivo visto de entrada, caso seja exigido.

Ressaltamos que para países que integram o Mercosul, como Argentina, Uruguai, etc, apenas a Carteira de Identidade é necessária para seu ingresso nos mesmos. Mas o passaporte também pode ser usado, obviamente.

Clique aqui e “Conheça o Tradutor que Vai Revolucionar a Vida do Viajante”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here