Hospedagem de Sites

0
207

Entenda o que significa a Hospedagem de Sites e qual a sua importância para manter a internet funcionando.

A Hospedagem de Sites permite as interconexões da internetA Hospedagem de Sites é um aspecto crucial para a estruturação da Internet. Sem a hospedagem de sites, não seria possível a internet disponibilizar esta abundância de informações. Todo e qualquer site da Internet precisa desse tipo de elemento para que ele possa estar presente na Internet e funcionar.

A hospedagem de sites nada mais é, a grosso modo, do que um serviço de armazenamento e disponibilização ininterrupta do mesmo na Internet. É esse serviço que vai dar a você a oportunidade de que seu site seja visto 24 horas por dia, 7 dias por semana.

É ele que permite que os sites fiquem no ar, que sejam publicados e seus dados fiquem devidamente guardados e disponíveis em um servidor. Ele não disponibiliza seu site só para a sua região ou país, mas para o mundo inteiro.

Como funciona a hospedagem de sites?

A infraestrutura dos servidores de hospedagem é gigantescaPara que seu site possa estar presente e visível na Internet, ele precisa estar disponível dentro de algum servidor, em algum lugar. Esse computador responsável por armazenar e disponibilizar o site é que se chama servidor. Ele tem algumas semelhanças com os computadores pessoais, com algumas diferenças, entre elas a robustez, maior quantidade de memória, processador mais veloz, que resulta em uma maior capacidade de processamento de informação em menos tempo, sem falar que disponibiliza uma série de mecanismos de segurança, entre eles a proteção para eventuais interrupções de fornecimento de energia, por exemplo.

O servidor tem como função específica a armazenagem de arquivos em uma quantidade maior, mais qualidade e principalmente segurança, que um computador comum. Ele possui mecanismos para ser capaz de fazer com que esses arquivos e dados armazenados sejam disponibilizados a toda rede, independente de sua localização geográfica.

Mas no que especificamente consiste um site? Bem, o site nada mais é do que um apanhado de arquivos, de variados tipos, os quais podem ser lidos por softwares específicos, denominados de navegadores de Internet. Entre mais conhecidos, podemos citar o Google Chrome, Internet Explorer e Firefox.

O ato de armazenamento de arquivos que fazem parte de um site, em um determinado servidor, é chamado de hospedagem. Você mesmo pode usar seu computador para ser uma espécie de servidor, mas não é recomendado. O mais recomendado, para garantir a estabilidade da conexão e segurança dos dados é contar com uma empresa especializada na prestação de serviço de hospedagem.

Essas empresas possuem um data center, ou seja, um conjunto de servidores que ficam localizados e conectados em um mesmo local. Esses data centers possuem toda uma estrutura bem organizada, para garantir a disponibilização dos sites de forma contínua.

Contratar uma empresa especializada, que cobra por toda a estrutura de hospedagem em si, sai muito mais em conta do que uma hospedagem feita por um particular. Além disso, nessa modalidade de aquisição, qualquer problema fica a cargo da empresa contratada e não por você. Sobretudo que estará respaldado por cláusulas contratuais bem específicas no momento que se inicia o fornecimento do serviço.

A hospedagem de sites possui diversos aspectos envolvidos em sua estruturação. 

Há uma infinidade de conexões nos servidores de hospedagem de sites

  • Espaço de armazenamento em disco

Trata-se do espaço que um determinado site tem disponível para guardar seus arquivos no servidor. A maioria dos servidores oferece várias planos de hospedagem, de acordo com as suas necessidades e orçamento para este fim. Vai desde de um pequeno usuário até grandes empresas que exige muita capacidade de processamento.

  • Tráfego

O tráfego diz respeito a circulação de dados que há em direção aos computadores que acessam o site em questão. Toda vez que alguém acessa um site, há a transferência de arquivos dos servidores para os PCs. Há um limite para a quantidade de dados que podem ser transferidos, mas esses limites podem ser mais altos, dependendo do servidor.

  • Domínio

O domínio é o endereço do site propriamente dito. É o lugar específico que serão entregues as informações encaminhadas para determinado site.

Hospedagem de sites com qualidade

Reputação é o primeiro aspecto a ser pesquisadoPensando por esse lado, é possível perceber o quanto é importante, principalmente em termos de negócios, contratar uma boa empresa de hospedagem. Se uma empresa de hospedagem não toma as devidas precauções e ações necessárias, a fragilidade e instabilidade do serviço torna-se muito grande.

Se houver um black-out, a queima ou quebra de alguma peça física, enfim, qualquer problema que cause falha nos servidores, a hospedagem fica comprometida. É por isso que é tão importante contratar uma empresa idônea, responsável e que ofereça um serviço de hospedagem com bastante qualidade.

Podemos listar uma infinidade de empresas que fazem hospedagem de sites, mas vamos citar as cinco mais populares no país.

  • Hostgator
  • Godaddy
  • Uol
  • Locaweb
  • Dreamhost

Antes de contratar um serviço de hospedagem, faça um comparativo mais detalhado para saber o que cada empresa oferece de diferencial e a melhor relação custo benefício, acessando aqui este link, para compreender melhor como funciona esse tipo de serviço. Desse modo, você saberá escolher uma boa empresa de hospedagem. Boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here