Receita de Bolo de Aipim

1
463

Quer saber como fazer uma prática e saborosa Receita de Bolo de Aipim?

Receita de Bolo de Aipim prática e deliciosaEssa Receita de Bolo de Aipim é muito fácil de fazer e o resultado é surpreendente. Além do sabor maravilhoso, a textura é tão incrível que derrete na boca.

Realmente existem muitas receitas complexas e que eu nunca me arrisquei a fazer, mas depois dessa receita de bolo de aipim que vou compartilhar com vocês, tenho certeza que esse bolo estará sempre presente em sua mesa. Ela é perfeita para seu café da manhã ou chá da tarde.

O aipim, também conhecido como mandioca ou macaxeira, depende de como é chamado na sua região, é muito utilizado no nordeste para fazer o saborosíssimo bolo de aipim, que nos períodos das festividades juninas, é um prato que culturalmente não pode faltar na mesa de um bom nordestino.

Para essa receita de bolo de aipim o ideal é comprá-lo na feiraUma das razões que as pessoas tem resistência em fazer uma receita de bolo de aipim é a dificuldade de manipular a massa até chegar a uma textura, por não saber exatamente qual o ponto de quantidade de água que deve retirar da mesma. E não é pra menos, pois esse ponto será decisivo para o resultado final, uma vez que a massa não pode ficar nem muita úmida e nem muita seca.

Aqui vai uma grande dica, anote.

A consistência dessa receita de bolo de aipim é o ponto forte No entanto aqui está um grande segredo que vou lhe revelar: você não precisa se preocupar com esse detalhe, pelo simples fato de não precisar tirar o líquida da massa. Ou seja, você corta o aipim, coloca no liquidificador e a própria água do aipim dá a consistência necessária para obter a massa no ponto ideal.

É simples ou não é? Mas ainda tem um outro detalhe. O Aipim deve ser o mais fresco possível, de preferência comprado na feira livre, pelo simples fato de manter a quantidade de água própria para propiciar a consistência almejada.

Para fazermos o nosso bolo, precisaremos de:

  • 900g de aipim já descascado e lavado em água corrente
  • 3 xícaras de açúcar
  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara de leite em temperatura ambiente
  • 100g de manteiga
  • 1 ½ xícara de coco em pedaços ou ralado
  • 200 ml de leite de coco
  • Uma pitada generosa de sal

Agora vamos começar a fazer o nosso bolo.

Veja a beleza dessa fatia dessa receita de bolo de aipimJá com o aipim lavado, corte em pedaços pequenos ou se preferir, rale com um ralador grosso, que não lhe dê muito trabalho, pois colocaremos tudo no liquidificador. Lembre de tirar aquela fibra que fica na parte central do aipim.

Não pense que esqueci do fermento, pois realmente ele não será utilizado nessa receita. Lembro que, no liquidificador, vamos começar pelos líquidos para facilitar o processo da mistura.

Colocaremos o leite, o leite de coco, ovos e todos os demais ingredientes, exceto coco ralado. Bata tudo em velocidade média por 1 minuto.

Coloque agora o coco. Se preferir colocar em pedaços que é mais prático, bata rapidamente, e se for ralado ligue somente duas vezes na função pulsar, para misturar aos demais ingredientes.

Pré aqueça o forno a 180 ºC,  unte com manteiga e farinha de trigo, uma forma redonda ou uma assadeira quadrada.

Coloque para assar durante, em média, 1 hora (dependerá muito do forno, mas acredito que esse será o tempo mínimo e que talvez necessite deixar por mais uns 15 minutos). Faça o teste do palito para saber se já alcançou o ponto.

Caso ele fique muito branco por cima, mesmo depois desse tempo de cozimento, você poderá ligar rapidamente o forno na função que utiliza para gratinar, mas como ela é muito forte, não saia de perto para seu bolo não queimar, é mesmo bem rapidinho.

Antes de servir o bolo de aipim, espere ele esfriar para ganhar consistência, senão fica  muito mole.

Para fechar com chave ouro a receita de bolo de aipim, nada melhor que um café frescoDeliciem-se, pois acabei de fazer o meu e ficou simplesmente maravilhoso e claro, acompanhado de um maravilhoso café quentinho, passado na hora. Humm…

Tenho certeza que sempre que você pensar em fazer um bolo, essa será uma daquelas receitas que estará sempre dentre suas favoritas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here