Suplementos Alimentares

0
175

Os Suplementos Alimentares, quando adequadamente indicados, podem trazer diversos benefícios para sua saúde.

Os Suplementos Alimentares podem trazer diversos benefíciosOs Suplementos Alimentares além de trazer diversos benefícios para os atletas profissionais e amadores, também é muito eficaz no indivíduo “comum”, desde que sejam recomendados por profissionais responsáveis e devidamente qualificados.

Levando esses cuidados em consideração, é possível usufruir de todas as possibilidades destes recursos a fim de perder peso, ficar em forma, aumentar a sua performance esportiva,  sem perder de vista a importância da manutenção da sua saúde.

De maneira geral, a adoção de suplementos alimentares possui o intuito de complementar a dieta do esportista no seu dia a dia e ajudar na reposição de fatores essenciais para alcançar os benefícios pretendidos.

Segundo estudos divulgados pela Universidade de São Paulo (USP), os produtos mais utilizados atualmente são destinados para a perda de peso (termogênicos, bcaa, whey) e também para o aumento de massa muscular (dextrose, glutamina, bcca, whey e maltodextrina).

Consumo de Suplementos Alimentares exige muito cuidado.

Os Suplementos Alimentares são um excelente aliado das atividades físicas constantesUma alimentação adequada, a prática de atividades físicas constantes, evitar consumo de álcool de maneira exagerada, dormir bem, entre outros hábitos para manter uma vida saudável, são essenciais para que os suplementos alimentares exerçam seu papel de maneira adequada, maximizando os resultados desejados.

Ou seja, os suplementos alimentares sozinhos não são suficientes para alcançar altas performances, sendo atleta ou não, haja vista que não se trata de uma fórmula milagrosa. 

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabiologia, que oferece um curso específico sobre “Suplementação Alimentar”(click aqui para conferir os detalhes), recomenda que o primeiro passo, antes de incluir os suplementos alimentares na sua dieta, é se submeter a uma avaliação de um médico especializado. Com essa avaliação você obterá informações suficientes para escolher os suplementos alimentares que mais se adéque ao seu estado clínico, aumentando a eficácia das suas ações no organismo e sobretudo prevenindo eventuais contra indicações.

A falta desse acompanhamento poderá trazer consequências muito graves à sua saúde, algumas vezes de difícil reversão.

Leia também nosso artigo sobre O que faz um Endocrinologista, clicando aqui

A suplementação alimentar contribui para uma saúde melhorApós essa primeira indicação, o acompanhamento nutricional também é importante para que não haja a ausência de gorduras, carboidratos e proteínas na dosagem apropriada. Neste contexto, a suplementação é fundamental, uma vez que a vida corrida, nos centros urbanos, o cidadão pode não ter essas opções à sua disposição.

Diversas publicações especializadas são enfáticas em afirmar que, sob nenhum pretexto, não deve substituir quaisquer uma das principais refeições, a saber, café da manhã, almoço e jantar.

Conheça as formas e os momentos de ingerir os Suplementos Alimentares.

Há uma grande diversidade de suplementos alimentares no mercadoSob a supervisão de um profissional, a suplementação pode fazer muito bem para o atleta de alto rendimento, o cidadão que realiza atividades físicas, sem necessariamente ser um atleta em busca de performance, e até mesmo em casos bem específicos de enfrentamento de doenças.

Os suplementos alimentares são um forte aliado dos médicos para casos em que o paciente não tem autonomia para ingestão de alimentos, recorrendo à Nutrição Enteral, quando o mesma é feita através de sonda (passagem naso/orogástrica) aplicada no estômago, no Jejuno ou no duodeno. A outra maneira bastante utilizada pelos médicos é a Nutrição Parenteral, administrada por via endovenosa, fornecendo parte ou mesmo a totalidade das necessidades nutricionais dos pacientes.

Benefícios da suplementação alimentar

Os benefícios dos suplementos alimentares contra os radicais livres são enormes.Não é novidade para ninguém que as suplementos alimentares estão bastante em voga nos dias de hoje. Principalmente por recompor de maneira eficiente, quando bem orientado, vitaminas, sais minerais, aminoácidos, entre outros nutrientes, especialmente para quem pratica exercícios físicos regularmente.

Além contribuir na prevenção de diversas enfermidades, tais como: problemas cardíacos, a hipertensão, o colesterol e a diabetes, os suplementos alimentares tem a capacidade de ajudar a retardar o envelhecimento, favorecer a perda de peso e evitar quadros graves de desnutrição.

Uma aplicação, também muito importante, do uso dos suplementos alimentares, com a devida orientação do profissional especializado, é no combate aos Radicais Livres. Podendo provocar doenças cardíacas, alguns tipos de canceres e principalmente o envelhecimento precoce. Os radicais livres, quando em grandes quantidades, podem ser combatidos pelos suplementos alimentares, especialmente através da ingestão de Vitaminas A, C e E, além dos denominados Flavonoides, que possuem ações anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas e anti-alérgicas.

Convém observar que os suplementos alimentares por si só, não são suficientes, nem milagrosos, para combater os radicais livres. O estilo de vida é um dos maiores aliados, junto com o suplementos alimentares, para obter eficácia nesse enfrentamento aos radicais livres, evitando longa exposição ao sol, ingestão exagerada de álcool, uso de drogas e cigarros, além de fazer atividades físicas regulares.   

Os suplementos alimentares, com a devida orientação médica especializada, será sempre um aliado para a manutenção da sua saúde e do seu bem estar, agregando qualidade de vida, deixando o indivíduo mais forte e resistentes a doenças de toda ordem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here