Planos de Saúde

0
285

Qual a solução para os planos de saúde no Brasil?


Planos de saúde, também conhecida como saúde suplementar, sem dúvida é dos assuntos mais controverso que o cidadão comum tem em sua pauta.

O Dr Dráuzio Varella, que dispensa apresentações pelas suas frequentes aparições na televisão, mais especialmente no programa Fantástico da rede Glogo, bem com como pela sua forma simples de se comunicar com todas as faixas da população, sem recorrer a expressões rebuscadas do mediquês, com especialização em Oncologia e o menos conhecido, mas não menos competente Dr Maurício Ceschin, médico e gestor, ex-diretor presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), lançaram há dois anos um livro que reflete de maneira técnica e realista, além de isenta, que faz um raio x completo do sistema de planos de saúde do Brasil. Apesar do tempo, ainda está bastante atual.

Em uma análise profunda dos planos de saúde do Brasil, os autores transitam por todos os caminhos, pela ótica do usuário, pela ótica dos profissionais de saúde e claro, pela ótica dos planos de saúde.

A falência do SUS

Não é novidade que a presença do estado para atender a demanda de saúde da população é praticamente nula, beirando ao caos, às voltas com corrupção, obras inacabadas entregues de qualquer maneira, falta de leitos, enfim teríamos um hall de deficiências que refletem o caos estabelecido no sistema único de saúde do país, o SUS.

No outro lado deste dilema, é que surge a alternativa dos planos de saúde, que, em tese, deveria suprir esta deficiência do SUS, para quem tem condições de pagá-los, mas o que vemos é um descaso sem precedentes.

Emergências de hospitais particulares lotadas, tratamentos especiais acatados através das vias judicais, valores dos planos de saúde absurdamente elevados, especialmente quando falamos dos aposentados e pensionistas, com quase toda a sua renda comprometida com esta demanda, são algumas características que refletem a atual realidade dos planos de saúde no Brasil atualmente, como bem define Dr Dráuzio e Dr Maurício no decorrer do livro.

Muitas vezes os contratantes de planos de saúde pagam religiosamente os valores mensais, por muito tempo de suas vidas, para quando no momento que necessitam para um tratamento mais complexo, as negativas são sempre comuns, com alegações das mais diversas.

A escolha dos planos de saúde. Como fazê-lo?

Planos de Saúde

Entre várias orientações que os autores disponibilizam, é a escolha dos planos de saúde. Consultar os sites de reclamação, checar no Procon o número de reclamações que os planos possuem, bem como se solucionaram todas elas e se possível avaliar a solidez das empresas. Muitas vezes, prestações muito mais baratas que a média do mercado, são no mínimo para ligar o alerta e desconfiar da facilidade.

A decisão de escolher dentre os planos de saúde disponíveis no mercado, exige uma pesquisa profunda para não ter que passar por dissabores que ao invés de ajudar, complicam ainda mais o estado de saúde de quem precisa, além de trazer agruras a quem está ao seu redor, como parentes e amigos.

Caso você não tenha disponibilidade de tempo para ler o livro, o Onjango recomenda assistir a mais este vídeo clicando aqui, também com Dr Dráuzio Varella e Dr Maurício Ceschin. o vídeo é longo mais vale muito a pena ir até o final na hora de decidir sobre os planos de saúde do mercado brasileiro.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here