O Que Fazer para Diminuir os Gases na Gravidez

0
37

Saber O Que Fazer para Diminuir os Gases na Gravidez pode livrar você de alguns constrangimentos, entenda.

Dieta alimentar e várias refeições ajudam a evitar gasesVocê sabe O Que Fazer para Diminuir os Gases na Gravidez? Está grávida e começou a apresentar um problema com gases? Os gases na gravidez estão te deixando incomodada ou desconfortável? Não se preocupe! Continue nos acompanhando e te mostraremos, ao longo desse artigo, o que você precisa fazer para reduzir os gases na gravidez.

Quais as causas e o que fazer para diminuir os gases na gravidez?

Gases são um problema que podem acometer qualquer pessoa, estando ela grávida ou não. Os gases, que podem ser expelidos através de emissão de puns ou arrotos, se formam por um conjunto de razões.

Quando a mulher fica grávida, a quantidade de gases que se formam pode ser bem maiores. Isso porque, durante a gravidez, há um grande aumento na produção do hormônio progesterona, responsável por uma série de funções durante essa fase.

Em decorrência do nível mais elevado desse hormônio no corpo da mulher gestante, os tecidos e músculos do corpo ficam muito mais relaxados, inclusive aqueles pertencentes ao trato gastrointestinal. Esse relaxamento dos tecidos acaba ocasionando uma redução do ritmo do processo digestivo.

Em outras palavras, o processo de digestão dos alimentos desacelera, fica mais lento e com isso ele pode acabar provocando mais gases e uma maior sensação de desconforto no estômago.

Evite refeições de difícil digestão ou as chamadas “comidas pesadas”

Efetuar refeições mais pesadas, não só em termos de quantidade, mas em termos de qualidade, ou seja, no ato de digerir alimentos mais pesados acaba provocando esse relaxamento e incômodo no estômago, ajudando a produzir mais gases.

Os gases ficam “congestionados” no tubo digestivo de duas maneiras diferentes: quando o indivíduo engole uma certa quantidade de ar e quando as bactérias presentes no intestino grosso realizam a quebra de alimentos que não foram digeridos.

Uma boa parte dos gases formados no estômago é por conta desse ar que foi engolido e pode então ser expelido na forma de arrotos. A menor parcela desses gases acaba seguindo adiante e podem ser expelidos do corpo por meio de flatulências.

Alguns alimentos podem contribuir para a formação de gases, como refrigerantes, determinados tipos de carboidratos, proteínas e gorduras.

Os gases na gravidez costumam aparecer nas primeiras semanas, mas também podem ocorrer durante todo o período de gestação.

Aprender a reduzir os gases na gravidez

Se você mamãe está apresentando gases na gravidez, não se preocupe, não se envergonhe e nem fique constrangida! Isso é algo mais do que comum e normal nesse período.

No entanto, para te deixar mais aliviada, vamos dar algumas dicas de como diminuir os gases na gravidez.

  • Evite beber refrigerantes ou reduza seu consumo. Esse tipo de bebida é repleto de gás e obviamente pode contribuir para o acúmulo de gases em seu abdômen.
  • Evite consumir determinados tipos de alimentos que acabam fermentando no organismo e com isso provocando gases, tais como: feijão, ovo, repolho, batata doce, cebola, grão de bico, grãos em geral, etc.
  • Mastigue de forma mais devagar e durante um número maior de vezes. Isso evita que você engula mais ar e ele vá parar no seu trato digestivo.
  • Parece bobagem, mas evite falar enquanto faz a sua refeição. Quando você fala, sua boca fica aberta e você acaba engolindo ar, que posteriormente vai se acumular.
  • Não efetua refeições de grandes proporções. Procure fazer várias refeições durante o dia, mais vezes, mas em porções menores.
  • Procure beber líquidos antes das refeições ou somente após um certo tempo decorrido das mesmas.
  • Use roupas mais soltas, folgadas, confortáveis. Nada de roupas que apertem a sua barriga.

Uma dieta saudável, para toda gestante,  é a melhor alternativa para evitar a formação de gases, evitando o desconforto causado na realização de suas atividades cotidianas.

Clique aqui e não deixe de ler o artigo sobre “Refrigerante na Gravidez”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here