O que é Jejum Intermitente?

0
195

É muito importante saber O Que é Jejum Intermitente para não colocar sua vida em perigo

O que é Jejum Intermitente?Você sabe O Que é Jejum Intermitente ou já ouviu falar? O jejum intermitente tem se tornado um termo bastante falado e ouvido nesses últimos tempos. Essa prática se tornou uma moda muito executada, principalmente por mulheres que estão à procura do chamado “corpo ideal”. Ele vem ganhando espaço na mídia e redes sociais e merece ser discutido com atenção.

Volta e meia nos deparamos com as chamadas e famigeradas dietas da moda. Essas dietas tratam-se de regimes alimentares restritivos, com o intuito de perda de peso, de emagrecimento com fins geralmente estéticos. Há uma profusão gigantesca dessas dietas por aí, como a dieta paleolítica, Dukan, low carb, dieta da sopa, dos pontos e uma infinidade de outras.

Entretanto, como tudo aquilo que envolve também a nossa saúde, é preciso buscar aprofundar os conhecimentos sobre o que é jejum intermitente antes de se dedicar a efetuação dessa prática alimentar. Todo cuidado é pouco quando se trata de saúde.

Descobrindo o que é jejum intermitente

As declarações da atriz Débora Secco popularizou essa dietaVocê que já ouviu falar disso e ficou se perguntando o que é jejum intermitente de fato. O jejum intermitente é uma prática onde a pessoa fica em jejum por um determinado período de tempo. Esse período de tempo pode ser de algumas horas; há casos de pessoas que chegam a fazer jejum de dois dias, em dias alternados.

Segundo o que se sabe sobre o que é o jejum intermitente e como ele funciona, acredita-se que ele pode ser um poderoso auxiliar para o emagrecimento. O ato de ficar um longo período sem comer, além de reduzir as calorias em si, estimularia o corpo a queimar gordura para obter energia, acarretando assim na perda de peso.

Essa técnica vem se tornando cada vez mais popular, ainda mais com o fato de algumas celebridades, como a atriz Débora Secco, por exemplo, terem declarado serem praticantes dessa técnica e conseguido conquistar e permanecer com um corpo magro.

Os períodos de jejum são alternados com os períodos de alimentação. O período indicado para a prática do jejum varia de 10 a 24 horas, podendo serem realizados em alguns dias da semana ou de forma diária.

Nos momentos em que a pessoa se alimenta, é dado o nome de janela de alimentação. Fora desses momentos, tudo o que a pessoa pode ingerir são bebidas isentas de calorias, como chás, sucos e café sem açúcar ou mesmo somente água.

Quais os riscos e controvérsias sobre o jejum intermitente?

A orientação médica é imprescindível para qualquer tipo de dietaQuando as pessoas descobrem o que é o jejum intermitente, elas ficam tentadas a se dedicar a essa prática pelo fato disso se aliar à crença delas de que é mais fácil controlar “quando” se come do que “o que” se come.

Esse método de emagrecimento não é indicado para todas as pessoas. Pessoas com determinados problemas de saúde podem ter seu quadro agravado com essa prática. Fazê-la sem auxílio do médico também pode ter efeitos negativos.

Pessoas que apresentam hipoglicemia e tomam algum tipo de medicamento e que se submetem a longos períodos de jejum podem ter efeitos colaterais como fraqueza, desmaios e outras mazelas.

Além disso, quando a pessoa faz um jejum por muito tempo, a tendência é ela descontar na quantidade de comida na próxima refeição. Isso pode levar ao desenvolvimento de compulsão alimentar.

O corpo precisa de energia e essa energia é obtida dos carboidratos. Quando você passa um tempo longo sem comer, o corpo é obrigado a recorrer as reservas energéticas dos músculos, o que pode diminuir a massa magra.

O jejum por tempo prolongado pode instigar o aumento de hormônios cetônicos, que reduzem o PH do sangue e, em casos extremos, levar ao coma. Ele afeta também a pressão arterial e os índices de colesterol.

Dieta do jejum intermitente não é uma boa ideia

Uma dieta com alimentos sudáveis ainda é o melhor caminho para está em formaAntes de qualquer coisa, busque maiores informações sobre o que é o jejum intermitente e como ele funciona, além é claro dos efeitos negativos dele no organismo. Não siga uma dieta sem fazer uma boa pesquisa prévia. Sua saúde agradece.

Leia também o artigo sobre Dieta para emagrecer clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here