Insônia no Início da Gravidez

1
5202

A Insônia no Início da Gravidez é uma queixa recorrente das gestantes e muitas não sabem como lidar com isso.

Insônia no Início da GravidezInsônia no Início da Gravidez é normal? A falta de sono é um sintoma comum para as gestantes? Sofre de insônia no início da gravidez e quer saber como tratar esse problema? Fique tranquila: a insônia é um dos sintomas mais comuns na gravidez. Explicaremos mais adiante os porquês desse fenômeno e como cuidar dele.

Por que ocorre a insônia no início da gravidez? Imagine a seguinte situação: você sempre foi uma pessoa que dormia como um bebê. Nunca teve problemas para dormir as tão faladas 8 horas de sono necessários para o bom funcionamento do corpo. É capaz de dormir facilmente e seu sono é super gostoso.

Entretanto, você começa a notar que seus hábitos de sono, durante a gestação, estão alterados. Você acorda repentinamente no meio da noite. Seu sono começa a funcionar de maneira intermitente, com vários “despertar” e “dormir” ao longo da noite. Algumas vezes você acorda e não consegue voltar a dormir, não importa quantos carneirinhos conte.

Chega então a conclusão: você está sofrendo de insônia no início da gravidez. Mas não precisa se sentir sozinha ou preocupada: ter insônia no início da gravidez é um dos sintomas mais comuns nesse período. Muitas mamães, assim como você, apresentam esse mesmo problema.

As causas da insônia são muitas

As vezes nenhuma posição é confortável

  • Estresse: o estresse é uma causa muito comum para a insônia. Nas mulheres grávidas, o estresse pode ser recorrente. A preocupação com a sua saúde e saúde do bebê e o futuro de ambos podem te fazer perder o sono.
  • Posicionamento ao dormir: Quanto mais avança a gravidez, mais difícil a mulher consegue encontrar uma posição que lhe deixe confortável. Por conta disso, pode ficar difícil pegar no sono.
  • Ansiedade: a gestação dura 9 meses (quando a termo) e durante todo esse período as mamães criam uma série de expectativas e imaginam um monte de coisas. A vontade de ter o bebê logo pode fazer com que muitas delas fiquem ansiosas e essa ansiedade ocasiona a insônia no início da gravidez.
  • Mudança hormonal: a gravidez é um momento onde a produção hormonal é enorme. Os hormônios estão em polvorosa e toda essa alteração pode acabar mexendo com o físico da mãe. Enjoos, azia, impaciência, entre outros sintomas, fazem com que o sono dela pare no meio e a insônia venha.
  • O estrogênio, muito produzido no começo da gravidez, tem uma ação estimulante sobre o organismo e isso faz com que ele seja um dos possíveis responsáveis pela falta de sono da gestante.

Como lidar com a insônia no início da gravidez

Existem travesseiros próprios para gestante

Reiterando o que foi dito acima, por conta de uma série de mudanças físicas e emocionais, os hábitos de sono da gestante sofrem modificações. Entre outras consequências, uma das mais comuns é a insônia.

Veja algumas das principais sugestões para minimizar os efeitos da insônia no início da gravidez, ou até mesmo eliminá-la. Uma boa noite de sono é sempre muito reparadora para qualquer indivíduo, imagine para uma gestante. Naturalmente que durante as consultas do pré natal, a gestante mencione essa dificuldade e não esqueça de notificar o médico sobre a sua intensão de lançar mão dessas dicas, claro.

  • Compre almofadas e travesseiros especiais

Existe no mercado algumas almofadas e travesseiros que, entre outras coisas, foram pensados também no conforto da gestante. Eles possuem um formato que te permite achar uma posição confortável.

  • Faça respiração alternada

Procure inspirar o ar com uma narina, enquanto bloqueia a outra e fazer o mesmo na hora de expirar esse ar. Essa respiração ajuda a relaxar e equilibrar o corpo, propiciando condições para o sono.

  • Tome um chá calmante

Pode parecer muito singelo, mas um chá calmante pode ser de grande ajuda contra a insônia. Recomendamos o chá de erva cidreira ou chá de camomila.

Se você é uma gestante ou convive com uma e quer solucionar o problema de insônia no início da gravidez, recomendamos experimentar as nossas dicas de tratamentos para a insônia. São dicas bem simples, mas muito úteis e que podem livrar a gestante do “pesadelo” da insônia.

Clique aqui nesse link para ler também o nosso artigo sobre “Apneia do Sono” 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here