Receita de Almôndegas de Carne

1
292

Essa Receita de Almôndegas de Carne é muito fácil de fazer e vai lhe surpreender pelo sabor. Confira!

Receita de Almondegas de Carne com PastaEssa Receita de Almôndegas de Carne, é sucesso sempre quando eu faço para minha família e amigos. Normalmente eu coloco como acompanhamento uma pasta ao alho e óleo, mas não é a única combinação. Ela também vai muito bem, com purê de batata e arroz branco ou ainda com uma bela salada. 

Não é só no almoço ou jantar que você poderá servir essa receita de almôndegas de carne. Ela também é ótima opção para servir como petisco ou até mesmo como em sanduíche.

A escolha da carne é um dos fatores mais importantes para obter um sabor diferenciado das almôndegas

Para você conseguir um melhor resultado na preparação de qualquer receita de almôndegas de carne, o ideal é utilizar uma carne fresquinha. É claro que você não precisa deixar de fazer, só porque a carne que possui estava congelada, mas sem dúvida o resultado seria bem melhor usando a carne fresca.

Como é necessário que a carne seja moída, se você tiver a possibilidade de escolher o corte para moer na hora, terá a vantagem saber a quantidade de gordura de acordo com a sua preferência.

Clique aqui nesse link e confira  dica de um curso grátis sobre cortes de carne.

Vamos agora aos ingredientes da nossa Receita de Almôndega de Carne

  • 500g de carne bovina moída
  • 1/2 xícara de cebola ralada
  • 1 xícara de pão fresco ralado ou processado (equivalente a 4 fatias de pão de forma)
  • 2 colheres de sopa de salsa ou coentro picado
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • 1 ovo levemente misturado
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de sopa (rasa) de manteiga
  • Pimenta do reino a gosto
  • Azeite ou óleo de soja, o suficiente para selar as almôndegas

Ingredientes frescos faz muita diferença

Confira os ingredientes que iremos precisar para o molho

  • 2 colheres de sopa de óleo de soja ou azeite de oliva
  • 1 xícara de cebola picada finamente
  • 3 dentes de alho bem picadinhos
  • 1/2 copo de vinho tinto seco. Uma boa opção é o Cabernet Sauvignon, mas poderá substituir por qualquer outro, desde que seja seco.
  • 1 lata de molho de tomate (cuidado para não colocar essa quantidade de extrato de tomate, estamos falando do molho de tomate e de preferência sem tempero)
  • 4 tomates sem casca e cortados em cubos bem pequenos
  • 1/2 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • Manjericão a gosto. Esse é um ingrediente que não pode faltar em minhas receitas de molho vermelho. Mas na falta dele, tente substituir por 1 colher de sobremesa de alecrim picadinho.
  • 1 colher de mostarda amarela (opcional)
  • 1 colher (rasa) de sobremesa de açúcar. Excelente para tirar a acidez do molho
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino moída a gosto
  • Orégano a gosto

Agora que já conhecemos os ingredientes, vamos para o preparo

Começando pelas almondegas, misture todos os ingredientes com as mãos, amassando, até que todos os ingredientes estejam misturados uniformemente. Nada de fazer isso com a colher, as mãos farão mesmo a diferença para conseguir ponto ideal das almôndegas.

Faça cada bolinha com mais ou menos 25g a 30g da massa, é mais ou menos a quantidade de uma colher de sopa bem generosa. Claro que não precisa pesar todas. Apenas a primeira para servir de base.

Se você achou que as bolinhas, não ficaram tão redondilhas quanto gostaria, deixe por alguns minutos no freezer para que peguem consistência, pois ficarão mais fáceis de serem modeladas.

A carne é impotante para o sabor e a consistência

Almôndegas modeladas, hora de partirmos para a selagem

Antes de iniciarmos a receita do molho, precisamos fazer a selagem das almôndegas. Caso não saiba o que é, a selagem é uma técnica comum e utilizada para criar uma crosta na carne (vermelha ou branca) mantendo o seu suco e deixa muita mais saborosa.

Para selarmos as almôndegas, é importantíssimo que o procedimento seja realizado com o óleo ou azeite em alta temperatura. Cuidado para não exagerar na quantidade de óleo, deve ser pequena, somente para que as Almôndegas não grudem na panela.

Lembre que não é para deixar as almôndegas no fogo esperando que assem por dentro. O processo da selagem é muito rápido. Não se preocupe em deixar um tempo maior no fogo, com receio de que ainda esteja crua por dentro. Lembre que esse é o nosso objetivo, mudar somente a cor da parte externa, pois as Almôndegas ainda irão para o forno, e terá o tempo necessário para o cozimento interno.

Você já pensou em aumentar os ingredientes e congelar as almôndegas?

Pois é, apesar de serem bem práticas de fazer, vale a aproveitar para dobrar essa receita de almôndegas de carne para congelar para futuras refeições. Após congeladas, as almôndegas deverão ser consumidas em até 03 meses. As almôndegas poderão ser congeladas cruas, seladas ou ainda cozidas já com o molho.

Se optar por congelar as almôndegas cruas, o procedimento correto é distribuir as almôndegas em uma assadeira, sem que elas se toquem, para não grudarem. Coloque-a no freezer e espere por duas horas. Após esse tempo, você deve tirar as almôndegas e colocá-las em sacos plásticos próprios para congelamento. Assim não correrá o risco de ficarem grudadas.

Agora que as Almôndegas já estão prontas, seguiremos para a preparação do molho

Almondegas Celadas e Cozidas

Coloque o óleo ou azeite par esquentar, em seguida acrescente o alho e a cebola. Em seguida acrescente e refogue o tomate e coloque o vinho. Em seguida coloque os demais ingredientes. Continue cozinhando em fogo baixo por 20 minutos, aproximadamente.

Dica: Sempre que vou colocar o molho sobre uma massa, para que fique ainda mais saborosa, passo a massa no alho e óleo, ou seja, após a massa já cozida e escorrida, refogo 2 dentes de alho ralado, picadinho ou espremido em uma pequena quantidade de óleo aquecido e em seguida, sem deixar queimar, coloco a massa e refogo rapidamente.

Coloque a massa eu uma travessa bem bonita e cubra com as almôndegas ao molho, e lógico, para finalizar nada melhor que umas raspas de queijo ralado.

Prontinho!! Agora é só chamar a família e saborear essa delícia.

Clique aqui e confira a nossa Receita de Panqueca Americana, você vai adorar.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here