Como Fazer Coalhada

0
216

Aprenda Como Fazer Coalhada e saboreie essa delícia rica em proteína

Saber fazer coalhada é uma arteVocê sabe Como Fazer Coalhada? É um amante de comidas com sabores diferentes? Gostaria de aprender como fazer coalhada e aumentar suas habilidades na cozinha? Siga lendo esse artigo que você irá aprender um pouco mais sobre essa iguaria culinária e conhecerá uma excelente receita de coalhada.

O que é a coalhada?

A coalhada é um alimento natural, produzido à base de leite, onde seu processo de produção consiste na fermentação do mesmo. A fermentação do leite, por sua vez, pode ocorrer de forma natural ou ser induzida através de algumas técnicas.

Quando se produz coalhada, obtemos, de certa forma, dois tipos diferentes de produtos: a parte sólida, composta pelo leite coalhado. E a parte líquida, comumente chamada de soro. A coalhada propriamente dita é a parte sólida do alimento em questão.

As três principais formas de coalhar o leite são:

  • Fermentação;
  • Coagulação;
  • Apodrecimento.

Diversas pessoas ao redor do mundo sabem como fazer coalhada. Isso porque ele é um alimento consumido em diversos países, inclusive no Brasil. O processo de fermentação funciona como uma espécie de forma de conservação do leite, pois os ácidos resultantes protegem contra a ação de microrganismos.

Inúmeras receitas levam coalhada como ingrediente importante.

Benefícios da coalhada para o corpo

Saber como fazer coalhada pode contribuir para uma alimentação mais saudável. A coalhada proporciona diversos benefícios para o organismo, ajudando na melhoria da sua saúde.

Entre os benefícios da coalhada para o corpo, podemos citar:

  • Equilíbrio da flora intestinal

A coalhada é uma excelente aliada para o bom funcionamento do intestino. Ela é capaz de combater agentes microbióticos nocivos, que causam problemas intestinais como diarreia, infecções, entre outras coisas.

  • Regulação do intestino

A coalhada ajuda também a fazer com que o intestino funcione de modo normal, regular. Pessoas com dificuldades de evacuação, seja para o excesso, seja para a falta, ficam com o intestino funcionando de modo mais regularizado.

  • Elevado valor nutricional

Esse é um alimento dotado de um altíssimo valor nutricional. Entre outras tantas vitaminas, a coalhada é rica em vitaminas do complexo B, além de muitas proteínas, que fortalecem.

  • Ajuda na absorção de cálcio

A coalhada pode ajudar e muito o corpo a absorver o cálcio ingerido, por conta da imensa quantidade de proteínas disponibilizadas, sem favorecer a formação de cálculos renais.

  • Prevenção contra microrganismos

Esse alimento tem um atributo microbiológico poderoso. Isso faz com que ele seja capaz de prevenir o crescimento de microrganismos nocivos e agentes causadores de doenças.

  • Redução de colesterol ruim

Sua quantidade abundante de ácidos graxos auxilia na diminuição do LDL, o chamado colesterol ruim. Dessa forma, ele ajuda a combater problemas cardíacos diversos.

  • Auxiliar no crescimento infantil

A coalhada, por ser proveniente do leite, é muito rica em cálcio, o que faz com que ela ajude no desenvolvimento e crescimento da criança.

Receita de como fazer coalhada

Além de ser um alimento saudável, a coalhada é muito saborosa. Existem alguns métodos diferentes de como fazer coalhada, mas iremos te passar uma receita simples e básica.

Receita de coalhada fresca

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral;
  • 1 copo de iogurte natural.

Modo de preparo

  1. Em uma panela, despeje o leite e leve ao fogo alto;
  2. Quando o leite estiver fervido, desligue o fogo e deixe ficar morno;
  3. Adicione um copo de iogurte ao leite e mexa com o auxílio de uma colher. Você deve mexê-la sempre no mesmo sentido;
  4. Após dar aquela engrossada, tire o conteúdo da panela e transfira para uma tigela, tampando-a, com uma tampa ou mesmo com um prato.
  5. Enrole a tigela em um pano e guarde-a no armário, dentro do micro-ondas desligado ou forno desligado, por 8 horas.

 

A colhada, além de ser muito saborosa e nutritiva in natura, é muito utilizada em diversas receitas, no mundo da arte culinária. Uma outra forma muito difundida, especialmente na cozinha árabe, é a coalhada seca. Enfim, nas mais diversas formas, a coalhada é sempre sinal de delícia.

Clique aqui para conhecer uma “Receita de Panqueca Americana”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here