Como Fazer Cerveja Artesanal

0
205

Conheça o método de Como Fazer Cerveja Artesanal

Como Fazer Cerveja ArtesanalSe você quer entender como fazer cerveja artesanal está no lugar certo. Hoje você vai saber tudo que precisa para conseguir produzir cerveja, desde os equipamentos necessários até todos os processos envolvidos.

A cerveja é sem dúvida a bebida alcoólica mais consumida no Brasil. Quem é que não gosta de estar com amigos bebendo uma boa cerveja? O que acontece é que o interesse aumentou tanto que muita gente tem buscado formas de produzir a própria bebida para essas ocasiões.

Outros vão ainda mais além: produzem cerveja artesanal e fazem disso um negócio altamente lucrativo. Seja qual for o seu objetivo, nós iremos te dar dicas valiosas para que você tenha um bom resultado e aprenda a produzir.

Material necessário para produzir cerveja

Recipiente para cervejaUma das primeiras coisas sobre como fazer cerveja artesanal que você vai precisar saber é a lista de materiais que vai precisar comprar. A quantidade de equipamentos e até a capacidade deles vai variar de acordo com o quanto você vai produzir.

Veja abaixo quais são os materiais para fazer cerveja artesanal que você vai precisar:

  • Máquina de moer
  • Termômetro
  • Panelas grandes de alumínios
  • Peneira Cônica
  • Pás plásticas
  • Jarra plástica
  • Fogão
  • Chave para balse alimentador
  • Suporte de transferência
  • Garrafas para colocar a cerveja
  • Tampinhas para fechar as garradas

Ingredientes para fazer cerveja

Lúpulo in naturaAgora que você já sabe quais são os equipamentos para produzir cerveja artesanal, vamos para a etapa seguinte: a compra dos ingredientes. É muito importante que todos os ingredientes sejam de boa qualidade e de procedência, já que isso influencia diretamente o sabor da sua cerveja.

Malte, um dos principais ingredientesHoje nós vamos te mostrar como fazer cerveja artesanal simples, mas com o tempo o ideal é que você vá criando e inovando trazendo novos sabores e aromas às suas cervejas. Para fazer isso é importante que pesquise muito sobre o assunto.

Veja a lista de ingredientes para fazer uma cerveja simples:

  • 18 l de água (que será utilizada para acrescentar ao malte)
  • 20 l de água para extrair o extrato residual
  • 24 g de lúpulo Spalt Selec
  • 5,4 g de Ácido Alta
  • 5 kg de malte Château Pilsen
  • 11,5 g de fermento

Como fazer cerveja artesanal: conheça o passo a passo

Cervejaria profissional de baixa escalaAgora vamos a todo o processo de produção de cerveja artesanal. A primeira parte é a de moer os ingredientes. Coloque o malte na máquina e deixe moer por 5 minutos. Depois disso remova as cascas do malte e deixe moer por mais 10 minutos.

O ponto ideal para o malte é o de uma espécie de farinha fina. É importante que o malte fique com uma textura que não seja capaz de interferir no sabor do líquido ao ser misturado.

Depois desse processo você vai precisar pegar uma panela grande, colocar 18 litros de água e deixar ferver em 68°C (use o termômetro para ficar observando a temperatura). Quando chegar à fervura, adicione o malte que está como farinha e misture com a pá.

Quando se tornar uma mistura homogênea retire a panela do fogão e deixe descansar por um período de 80 minutos tampada.

Passado esse tempo você precisa observar se a mistura tem algum topo de caroço, caso tenha você vai precisar deixar ferver por mais 50 minutos, caso contrário podemos passar para a próxima parte. Agora você vai precisar filtrar a cerveja. É só despejar o líquido da panela no balde alimentador. Nesse momento você vai precisar da peneira cônica e da jarra para remover os resíduos.

Cevada em estado brutoColoque o líquido em uma panela que tem 20 litros de água mais o lúpulo e o Ácido Alfa. Deixe ferver por 40 minutos em uma temperatura de 80°C mexendo o tempo inteiro. Depois deixe esfriar por 1 horas. Estamos no final da produção.

Agora é hora de colocar a panela tampada no fogo e deixar ferver por 40 minutos em temperatura de 200°C e depois deixar a cerveja esfriar por uma hora. Agora você vai precisar levá-la para um ambiente com 15°C por 2 horas.

Acrescente o fermento, mexa bem e espere por mais um dia. Agora é só colocar a cerveja nas garrafas e tampá-las. Elas devem ser mantidas por 5 dias em uma temperatura de 20°C e poderão ser consumidas.

Pronto! Agora você já sabe como fazer cerveja artesanal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here