O Que é Logística

0
213

Entender O Que é Logística, é imprescindível para saber como as indústrias se interconectam.

O Que é LogísticaPara responder O Que é Logística, começamos pelo começo. A palavra logística deriva do termo grego Logistikas. Na antiguidade os Logistikas eram os responsáveis pela existência de recursos e suprimentos para as guerras.

Muitas vezes ao falar neste tema as pessoas pensam automaticamente em transportes, pois existe uma certa confusão que leva a crer que logística se refere apenas ao transporte dos produtos, mas não. É muito mais do que isso.

À logística compete agora garantir a existência de recursos e informações para a correta execução de todas as tarefas de uma empresa. Ou seja, é constituída por todos os meios e métodos que garantem a correta organização de uma empresa, tanto no aspecto do produto bem como dos serviços prestados.

Implica tarefas de planejamento e gestão de recursos e para que seja feita de forma eficiente deve basear-se numa análise interdisciplinar.

Segundo BOWERSOX e CLOSSLogística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades do cliente.” (BOWERSOX e CLOSS, 2004)

A logística e o fluxo de materiais e informação

Meios de suporte da logística

A logística comporta diversos aspectos no que toca ao fluxo de materiais. Trata do transporte de matérias primas desde o fornecedor, a sua transformação e armazenamento e a expedição do produto. É responsável pelo transporte (como levar o produto do ponto A ao B) pela existência dos estoques necessários (o que é fisicamente necessário em cada etapa de vida do produto) e a localização (onde armazenar e qual a forma mais econômica de fazê-lo).

Também no que toca ao fluxo de informações a logística desempenha um papel fundamental. Neste campo ela comporta aspectos muito variados, desde as questões fiscais ou o planejamento do que comprar ao produtor, ou do que produzir consoante o que se vende. Por exemplo a decisão de não produzir tantos guarda-chuvas de verão compete à logística, pois sabe-se, através do seu fluxo de informação, que naquela época eles não vão ser vendidos e isso podia levar a ter prejuízo.

Por isso é importante ter boas ferramentas de análise de informação e conseguir que essa análise seja interdisciplinar, de forma a que a empresa tome decisões boas e fundamentadas, que não ponham em risco o seu lucro.

Cadeia Logística

Cadeia do processo logístico

  • Logística externa:
    • Trata do recolhimento das matérias primas e da expedição do produto final para o cliente. Baseia-se sobretudo em ações de transporte. Tem como principais objetivos reduzir os custos de compra e transporte dos materiais (para que os produtos cheguem ao consumidor com um custo menor) e fazer com que os produtos cheguem ao cliente na hora que ele quer e onde ele quer.
  • Logística interna:
    • Engloba todas as operações, fluxos e movimentações físicas que são realizadas dentro da organização onde o produto se encontra, como por exemplo recepção de material, armazenagem, etiquetagem, etc. Tem como objetivo principal reduzir os custos de produção, eliminando operações que não acrescentem valor agregado ao produto. Este é um dos pontos bem esclarecedores sobre o que é logística em sua essência.

Tipos de logística

Modalidade de transporte: o terrestre

  • Logística de produção: Administra as etapas da produção e os materiais existentes. Trata, por exemplo, da linha de montagem numa fábrica.
  • Logística reversa: Encarrega-se de recuperar suprimentos e materiais que já tinham sido postos de parte anteriormente, reintegrando-os no processo de produção. Um bom exemplo são os pontos de recolha de materiais usados para reciclagem pois por vezes os produtos para reciclagem voltam às fábricas de origem para serem reutilizados.
  • Logística de distribuição: Garante que o material armazenado é corretamente distribuído, acompanha o estoque e trata do abastecimento e movimentação de materiais.
  • Logística de abastecimento: Garante a existência de matéria prima e o seu armazenamento.

A importância da logística

A logística abre várias possibilidades de emprego

Por isto tudo vale ressaltar mais uma vez a importância de uma boa logística. Quando as tarefas de logística correm bem e estão devidamente organizadas é mais fácil garantir que:

  • É disponibilizado o produto certo, que atende às necessidades reais dos consumidores
  • O produto é disponibilizado na quantidade certa, não criando prejuízo à empresa nem ficando aquém das necessidades;
  • O produto está nas devidas condições, e é o que os consumidores procuram;
  • O produto é distribuído aos consumidores na hora que eles querem e onde eles querem;
  • O produto é vendido pelo preço certo, não pondo em risco o lucro da empresa nem sendo demasiado caro para os consumidores;

Esta industria é uma das mais emprega profissionais de qualidade pela nível de especialização para a compreensão dos processos. Daí a importância de saber o que é logística para conhecer uma possível trajetória profissional com remuneração muito interessante.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here