Marketing Pessoal

0
85

Como o Marketing Pessoal pode contribuir para criar melhores oportunidades profissionais?

Marketing PessoalO Marketing Pessoal ocupa um papel fundamental na vida profissional de alguém, sobretudo na época atual. Prezar e cuidar da imagem pessoal e como ela é difundida pelo mundo faz toda a diferença e pode ser a peça-chave para impulsionar sua carreira e fazer dela um sucesso absoluto.

Há uma velha frase clichê que afirma que “uma imagem vale mais que mil palavras e isso de certa forma não deixa de ser verdade. Mesmo suas ações por si só podem não ser o suficiente para alavancar sua carreira. É o marketing pessoal que ajuda a catalisar e consolidar seu sucesso.

Sempre lemos, ouvimos ou vemos em algum lugar sobre o quanto o marketing é de suma relevância para uma empresa e os impactos que ela causa na mesma. Podemos dizer que o mesmo se aplica a você individualmente.

Quer entender um pouco mais sobre o que é o marketing pessoal e ficar por dentro de dicas para construir o seu? Permaneça conosco nessa leitura que nos aprofundaremos mais sobre esses assuntos.

O que é e qual a importância do marketing pessoal?

Apresentação faz toda a diferênça

O marketing pessoal diz respeito a um conjunto imenso de estratégias, técnicas e ferramentas que são aplicadas de modo bem planejado, pensado e cuidadoso. Essas técnicas e estratégias que irão ajudar incrivelmente a sua imagem pessoal a ganhar um destaque maior no mercado e aumentar o valor agregado da sua marca pessoal.

Ao longo de sua carreira profissional, tudo aquilo que você é, diz, fala e faz acabam criando uma imagem sua diante das demais pessoas. Em outras palavras, suas atitudes irão influenciar o modo como os outros te vêem.

De nada adiante você fazer uma infinidade de cursos, estar sempre se atualizando, ser ativo e dedicado na sua empresa, fazer um trabalho de alta qualidade, ser produtivo, enfim, ser um bom profissional se sua imagem pessoal não estiver em sintonia com esses atributos.

Dicas de como fazer um bom marketing pessoal

Seja otimista, mesmo diante das dificuldades

Vamos dar abaixo dicas matadoras de como fazer um bom marketing pessoal e dar um upgrade na sua carreira.

  • Cuide de sua aparência

A sua aparência pessoal tem sim uma importância em como você é visto. Ter bons hábitos de higiene pessoal, estar sempre limpo, com os cabelos devidamente arrumadas e as roupas certas causam uma sensação positiva sobre você nos outros.

  • Trace planos e estratégias para sua marca pessoal

Agir à esmo, sem cuidados precisos com a construção da sua imagem, não faz o marketing pessoal acontecer por si só. Você precisa pensar em quem é seu público-alvo, quem você quer chamar a atenção para si e buscar deixar evidentes qualidades suas que possam interessar a esse público.

  • Cuidado com suas postagens nas redes sociais

As páginas que você curte, assim como as postagens que você curte, comenta e compartilha ajuda na construção de sua marca pessoal. Fotos suas bebendo, em alguma situação muito pessoal ou constrangedora pode ser péssimo para a sua imagem. Cuidado com o que posta e mantenha a privacidade sobre coisas pessoais.

  • Seja proativo

Não fique esperando nada cair do céu e nem espere algo para reagir depois. Tenha iniciativa e procure fazer aquilo que é necessário para você, seu cliente e sua empresa. Isso mostra segurança e firmeza.

  • Transmita confiança e credibilidade

Confiança e credibilidade são imprescindíveis no marketing pessoal. As pessoas adquirem produtos e serviços ou confiam funções e projetos a pessoas que eles confiam e tem boa reputação. Saiba o que está fazendo, como está fazendo e demonstre que sabe fazer bem feito.

  • Cumpra aquilo que promete

Honre aquilo que você promete aos outros, aquilo que você se comprometeu a fazer.  Isso vale para a qualidade e quantidade do trabalho e o cumprimento de prazos, por exemplo.

  • Construa um bom networking

Networking é a rede de relações que você constrói. Ela é crucial na estratégia de marketing pessoal. Procure manter boas relações com seus clientes, fornecedores e colegas de trabalho, seja sempre gentil e educado, solícito, seja alguém interessado e sempre dê um jeitinho de discretamente evidenciar seus atributos.

Construindo um bom marketing pessoal

Se imponha com ética e respeito aos outros

E por que é tão importante investir no marketing pessoal? Bem, é o marketing pessoal que irá atribuir valor a sua imagem pessoal. É ele que vai agregar valor à sua imagem pessoal ao ponto de fazer toda a diferença para se destacar diante dos demais. Claro que de maneira ética, verdadeira e sobretudo honesta, sem que seja necessário deixar de lado as boas práticas da relação humana.

Fortificar e consolidar sua marca pessoal é uma ação valiosíssima, pois como somos todos co-dependentes uns dos outros, pelo fato de vivermos em sociedade. A maneira com que nossa marca pessoal é encarada significa render mais ou menos frutos na nossa vida profissional, com melhores cargos, negócios, lucros, oportunidades e assim por diante.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here