Marketing de Relacionamento

0
198

Como o Marketing de Relacionamento contribui para aumentar o faturamento da empresa?

Atrair e fidelizar o cliente é o objetivo do marketing de relacionamentoO Marketing de Relacionamento propicia, entre outras coisas, uma fidelidade a uma marca ou produto, tornando o usuário um divulgador espontâneo.

Quando nos deparamos com um novo produto de uma marca que gostamos, logo pensamos em adquiri-lo sem demora. Não é mesmo? Você já se viu apaixonado por uma marca especifica? Isso está totalmente ligado ao marketing de relacionamento. Mas o que é Marketing de relacionamento?

Através de ferramentas apropriadas ou não, dependendo do tamanho da empresa, o marketing de relacionamento possibilita um acompanhamento permanente de cada passo que uma pessoa dá a partir do momento que se estabeleça algum tipo de relação com a mesma, mesmo que ainda não tenha efetivamente realizado nenhuma aquisição propriamente.

A forma mais comum de se iniciar um relacionamento é através da captura de um e-mail de algum indivíduo que se interessou por alguma coisa que aquela empresa quis transmitir. Esse contato, entregue de maneira espontânea à empresa, é chamado de Lead.

O marketing de relacionamento busca estreitar sua relação com os clientes, tornando-os fiéis.

O marketing de relacionamento aproxima o cliente da empresaAtravés de diversas técnicas, são estabelecidas estratégias para que em algum momento esse Lead se transforme efetivamente em um cliente, quando adquire um produto ou serviço daquela empresa.

Nesse instante inicia-se efetivamente um relacionamento com o cliente de tal maneira que quando consomem ou deixam de consumir o serviço ou produto, estabelece-se para o mesmo uma espécie de pontuação (Score) que classifica cada um deles de acordo como o grau de importância no tocante ao faturamento da empresa.

Através de ferramentas, são avaliados diversos fatores para mensurar o grau de relacionamento do cliente com a empresa, sendo os mais relevantes: a frequência em que adquiriu o produto ou serviço em determinado período de tempo, geralmente um ano, o valor(ticket) médio de venda e a recência(quando foi a última compra).

Mediante esse parâmetro da pontuação, as abordagem ao oferecer algum produto ou serviço ao cliente torna-se muito mais assertiva, sem falar que o cliente se sente importante por demonstrarmos bastante conhecimento sobre suas demandas. Esse é o grande objetivo e segredo do marketing de relacionamento.

A consequência imediata disso é a fidelização desse cliente à empresa, uma vez que se estabelece de fato um relacionamento onde, quanto mais esse cliente consome os serviços os produtos oferecidos, mais a empresa fica conhecendo as suas preferências, resultando em uma maior possibilidade de conversão.

É sempre melhor fidelizar os clientes já existentes que conquistar novos.

A Apple é um exemplo de marketing de relacionamentoExiste um conceito muito disseminado no marketing de maneira geral, que é muito mais barato investir para manter um cliente fiel do que conquistar um novo. O Marketing de relacionamento é preponderante no êxito dessa estratégia.

Quanto mais a empresa conhece o cliente, mais conquista a admiração do mesmo, podendo inclusive torná-lo um garoto propaganda voluntário.

Claro que a empresa precisa fazer o seu dever de casa, em compreender as demandas dos seus clientes, escutá-los e adequar os produtos e serviços a novos anseios que manifestem.

Podemos citar como um exemplo muitíssimo bem sussedido de marketing de relacionamento observado na Apple. Mais do que um cliente, as pessoas que adquirem os produtos e serviços da empresa, são verdadeiros admiradores.

Esse é o ponto que interessa ao marketing de relacionamento. Quantas vezes ouvimos pessoas falarem que são Fãs da Apple? No entanto, atenta às demandas dos  seus clientes, está sempre investindo e inovando seus produtos e serviços, dando sustentação a esse relacionamento. 

Usando o marketing digital para fidelizar os clientes

As mídias sociais é forte aliada do marketing de relacionamentoExistem várias maneiras de se estabelecer um relacionamento com o cliente, no entanto o marketing digital vem se consolidando como o método muito eficaz e sobretudo com uma relação custo benefício muito atraente, mesmo considerando a concorrência da internet.

Graças ao advento das redes sociais, das técnicas que contribuem para que a empresa seja encontrada pelos sites de busca, entre outros fatores, o Brasil vem experimentando um crescimento relevante do marketing digital para fidelizar seus clientes.

O marketing digital é um grande aliado do marketing de relacionamento.

O inbound Marketing é uma nova maneira de apresentar o marketing de relacionamentoDentre as diversas estratégias utilizadas pelo marketing digital para impactar no marketing de relacionamento, o marketing de conteúdo é a que tem mais se destacado. Através da entrega de informações úteis que solucionem os problemas dos clientes, o marketing de conteúdo propicia um engajamento consistente dos mesmos, tornado-os seguidores e por sua vez admiradores.

Em em junho de 2006, Brian Halligan, um americano e Dharmesh Shah um indiano, se juntaram para criar a empresa Hubspot, implementando um novo conceito de marketing de conteúdo, denominado de Inbound Marketing. Esse conceito ou técnica, tem sido um pilar relevante para o marketing digital, consolidando a importância do Marketing de relacionamento nas relações empresa cliente. Em breve o Onjango trará um artigo tratando desse assunto com mais detalhes. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here