Como registrar uma marca de empresa.

0
605

Toda a sua história empresarial pode ter sido apropriada por outra pessoa.

Como Registrar uma Marca passo a passo.Como registrar uma marca tem uma importância muito maior que possamos imaginar, uma vez que, caso não esteja atento a isso, todo o legado da sua empresa, construído ao longo da sua vida, poderá ter sido apropriado por outra pessoa.

Portanto, para ter exclusividade de uma marca, é necessário registrá-la para que dessa forma, qualquer pessoa física ou jurídica possa legalizar uma patente. O primeiro passo a ser tomado é verificar se alguém já possui o registro de marca com o mesmo nome pensado por você no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Já pensou alguém com o mesmo nome da sua marca, que grande confusão irá gerar né?! Melhor prevenir que remediar já diz o antigo ditado!! (:

Depois de conduzir uma busca na base de marcas existentes no INPI, é interessante você analisar se o nome que você escolheu para seu novo negócio é fácil de escrever, ler e memorizar.

O endereço do seu domínio de internet que você escolherá para seu site também deve ser explorado e verificado a disponibilidade no INPI.

Como registrar uma marca NÃO é um processo muito simples, apesar de NÃO ser difícil.

Como Registrar uma Marca passo a passo.

 

O processo de registro de uma marca é muito mais trabalhoso que propriamente complexo. Para tanto alguns documentos são necessários:

  • Guia de recolhimento, documento que é adquirido na Delegacia Regional do INPI;
  • Vias dos formulários de solicitações dos pedidos de registro de marca disponíveis também
  • no site do INPI;
  • Etiquetas em preto em branco, contendo o logotipo da empresa;
  • Se a empresa for empresa Ltda, documentos originais ou cópias autenticadas do Contrato Social e CNPJ são essenciais;
  • Já no caso de empresários individuais, as cópias e originais da declaração de firma do empresário e CNPJ também são necessárias.
  • No caso de pessoas autônomas, as originais e cópias da Inscrição no ISS, carteira de identidade e CPF são exigidos.

Vale lembrar que a descrição detalhada de todo o processo de como registrar uma marca podem ser encontrados no site do INPI.

Depois de entender que é importante ter exclusividade diante de um produto ou serviço que leve a sua marca, é fundamental registrá-la.

Após fazer as buscas por palavra-chave nas marcas registradas pelo INPI, é necessário pagar uma taxa que varia de acordo com o estilo de empreendedor, seja ele pessoa física ou microempresa.

Após pago, o pedido de registro de marca é iniciado e acompanhado. O pedido passa por diversas fases que poderão necessitar do envio de diversos tipos de documentos. Se no meio do processo, você apresentar alguma dúvida ou necessitar de algum esclarecimento, você entrar em contato com a área do Fale Conosco do INPI.

Mas, por que é importante registrar uma marca?!

Pensa aqui comigo, já imaginou se a sua ideia que foi tão bem pensada se torna um sucesso de vendas e público? No mínimo, você chamará muita atenção no mercado que envolve seu produto ou serviço,certo?! Imagina se alguém resolve se apossar da sua marca? Se ela não tiver o registro de marcas e patentes, não haverá muito o que fazer, concorda?

Trabalhar dentro da legalidade e da retidão é sempre o melhor caminho a se escolher!

Como Registrar uma Marca passo a passo.
Certificado oficial emitido pelo INPI.

Se você não dispor de muito tempo para se dedicar a esse processo, você pode contratar um escritório que se responsabilize por realizar esse tipo de serviço.

Não deixe de registrar sua empresa no final do processo de criação dela, realizar esse processo no começo garante que seu negócio esteja protegido de ações de cópias ou mesmo falsificações, por exemplo. Essa procrastinação pode custar muito caro!

Ah, é importantíssimo você seguir todos os passos do processo de registro da sua marca, seu pedido pode ser cancelado e outras pessoas podem utilizar sua brilhante ideia.

Vale lembrar também que somente dar entrada no registro de marcas e patentes não é a garantia completa de que sua empresa irá existir e funcionar como o desejado, sem perder de vista a importância de saber como registrar uma marca.

 É de suma importância acompanhar o processo junto ao INPI, observar as orientações que foram solicitadas, encaminhar o que for preciso e sempre monitorar o processo, afinal é sua empresa nascendo!

O registo da sua marca confere à sua empresa o título de um direito de propriedade sobre uma determinada marca e lhe garante um monopólio de uso dos seus produtos ou serviços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here