Dicas de Fotografia

0
261

Algumas Dicas de fotografia podem fazer toda a diferença na hora de capturar a sua ideia

Dicas de FotografiaAlgumas Dicas de Fotografia sempre são bem-vindas para quem trabalha neste segmento ou apenas se diverte com registros do cotidiano para as redes sociais. Afinal, as sugestões podem fazer toda a diferença na sua imagem seja feita por um celular, tablet ou câmera digital.

De acordo com a Pesquisa Futuro Digital em Foco Brasil 2015, feita pela ComScore, 90,8% dos internautas acessam redes sociais. Sendo que as fotos dominaram as publicações feitas em 2014 no Facebook, a mídia social predileta dos brasileiros. Cerca de 68% das postagens dos brasileiros consistem em fotografias.

Portanto, nada melhor do que conferir algumas dicas de fotografia para melhorar a qualidade das suas produções e, quem sabe, até ganhar uma fonte de renda alternativa. Foco no aprendizado!

1 – Modo automático

Hoje em dia, mesmo os celulares mais simples possibilitam fotografias incríveis desde que o usuário tenha conhecimento. Por isso, quem está começando a se aventurar deve manter a configuração no modo automático.

Antes de querer arrasar com os recursos manuais, realize testes para se habituar com o seu equipamento. Afinal, fotografar não se trata somente de clicar um momento, mas aproveitar todas as possibilidades.

Se você está lidando com uma câmera digital, se aventure com o foco da lente. Aperte o botão de disparo para compreender como deve agir para focalizar adequadamente o seu alvo. Com o tempo, você ganha experiência para apostar nas configurações avançadas.

2 – Luz apropriada

A luz é fundamental para refletir as cores com fidelidadeNa hora de fotografar, o ideal é priorizar os ambientes com bastante luz. Você pode trabalhar com a luz do sol ou alguma forma artificial de iluminação através do uso de flash.

Contudo, é mais simples iluminar muito bem a sua fotografia. As luzes mais fortes e diretas podem resultar em sombras com contrastes e marcas. Por exemplo, bater uma foto ao meio-dia exige cuidado por causa da intensidade da luz solar.

Por isso, analise com atenção a intensidade da iluminação com relação à pessoa ou o que você quer registrar, uma vez que isso pode afetar o resultado final.

3 – Fotografando pessoas

Fotografar pessoas não é tarefa das mais fáceisEssas dicas de fotografia são úteis para momentos de comemoração com seus amigos e familiares. Na hora de registrar eventos sociais, uma alternativa é clicar momentos instantâneos sem que a pessoa note que está sendo alvo da câmera.

Esta tática é excelente para captar imagens interessantes, naturais e belíssimas, especialmente, com crianças pequenas ou pessoas extremamente tímidas.

Mas, quando você necessita tirar uma foto posada é preciso tomar cuidado com o posicionamento da pessoa. Geralmente, quem não tem o hábito de bater fotos fica muito reto ou desconfortável diante da lente.

Neste caso, você deve solicitar que a pessoa deixe uma perna ligeiramente a frente, como forma de ganhar sustentação, e jogue o corpo para frente também. A imagem pode não ser totalmente natural, só que gerará um registro muito mais elegante.

4 – Fotografando a natureza

A natureza é uma eterna fonte de inspiraçãoQuem nunca teve a vontade de bater uma foto da lua cheia ou de um cenário exuberante? Muitas vezes, o resultado deixa bastante a desejar, especialmente, quando se deseja fazer um registro à noite.

A lua, por sua vez, gera muito brilho e dificulta uma imagem detalhada. A opção é fazer a imagem quando está começando a escurecer. No momento do clique, aponte para a lua, só que não utilize a fotometria em zero, mas dois stops abaixo. Além disso, você precisa ter paciência para focar e clicar na hora exata. Demora, mas o resultado vale muito a pena!

A opção de imagem panorâmica também é uma excelente maneira de captar todo o esplendor da natureza ao seu redor. No entanto, você não precisa se limitar a bater uma única foto.

Uma das melhores dicas de fotografia panorâmica é fazer dois ou três cliques contínuos e lado a lado. Desta maneira, você vai obter um resultado prático, belíssimo e muito mais impressionante do que criando limites em apenas uma imagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here