Como cuidar de orquídeas.

0
247

Como cuidar de orquídeas: passos simples e que garantem a vitalidade das suas plantas

Como cuidar de orquídeasComo cuidar de orquídeas é um desejo de quem é apaixonado pela natureza e conhecer dicas que zelem por seres que você respeita é fundamental. Você sabe como cuidar de orquídeas? Conhece a melhor forma de deixar elas sempre lindas e vistosas?

Se você respondeu ‘‘não’’ a alguma dessas perguntas, é interessante que você leia este artigo até o final e confira dicas simples, porém eficazes para deixar seu jardim super bem cuidado.

Escolha a orquídea certa para seu lar

Como cuidar de orquídeasNo quesito ‘como cuidar de orquídeas’, um ponto fundamental merece ser destacado: a escolha da planta que é adequada ao seu lar. Você deve ter ciência do espaço que ela ocupará quanto estiver totalmente crescida. Muitas pessoas desconhecem essa informação, porém ela é de fundamental importância. Já pensou escolher uma linda orquídea e depois ter que se desfazer dela por não ter mais espaço para abrigá-la? É desconfortável só de pensar, não é verdade?!

Antes de escolher a sua orquídea, você deve conhecer os requisitos de temperatura que sua planta necessita. Elas são divididas em três tipos, de acordo com a temperatura com a qual estão acostumadas: frio, intermediário e quente. Para que elas cresçam com sucesso, cuidar dela na temperatura que seu lar pode proporcionar é de suma importância.

Se você dispor de um conservatório para guardá-la dentro, será uma ótima ideia, pois existem tipos de orquídeas que se desenvolvem melhor em ambientes como esse do que dentro de casa ou nas varandas, por exemplo.

Regue e alimente sua orquídea

Como cuidar de orquídeasRegar sua orquídea a cada 5 a 12 dias, dependendo do tipo de orquídea que você tenha, a temperatura em que ela se encontra e a época do ano, é ideal! Ao regar, atente-se para o fato de não molhar as folhas enquanto você rega sua orquídea. Se elas ficarem molhadas, secá-las com tecido ou cotonete é fundamental.

Em relação à alimentação da sua orquídea, em geral, recomenda-se alimentar com fertilizantes uma vez ao mês. Escolha fertilizantes que contenham nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), sem esquecer dos oligoelementos como o ferro (Fe), por exemplo.

Fornecer meios de cultivos adequados para sua orquídea é uma atitude que garante vitalidade a elas. O meio de cultivo,também, variará de acordo com o tipo de orquídea que você possui.

Combata as possíveis pragas

Como cuidar de orquídeasUm dos grandes inimigos das orquídeas que são encontrados são as cochonilhas – são espécies de pequenos organismos que sugam a seiva (líquido que contém os princípios nutritivos da planta) da orquídea. Se esses invasores não forem exterminados, eles podem levar a planta à morte.

Se você tiver poucas plantas, você pode até catar os invasores um a um, porém, se você tiver uma coleção maior de orquídeas, será necessário utilizar defensivos agrícolas. Escolha defensivos agrícolas naturais, pois produtos químicos podem prejudicar consideravelmente suas orquídeas.

Além desses cuidados simples, você não pode esquecer de outros fundamentais:

Como cuidar de orquídeas

  • Proporcionar uma boa ventilação no ambiente para as orquídeas (mas lembre-se do meio termo: não exponha ela em ambientes ventilados demais, pois pode derrubar o vaso e machucar sua planta);
  • Não pode sua orquídea como se fosse um arbusto. Se você cortar parte de uma folha de sua planta, o restinho da folha pode deixar de viver. Um corte pode danificar gravemente sua orquídea. Portanto,muito cuidado ao podá-la.
  • Ah, e não esqueça de, ao podar sua orquídea, utilizar ferramentas estéreis para aparar sua planta. Uma atitude como essa ajudará a prevenir a propagação de doenças na sua orquídea. Você pode usar uma lâmina de barbear descartável, por exemplo.
  • Não esqueça da luminosidade também, suas plantinhas precisam ser colocadas em um local em que elas possam ser banhadas pela luz do sol no período da manhã, de preferência até as 9 horas da manhã e, no período da tarde, após as 16h. Isso é importante para o crescimento da sua orquídea, pois ajuda no crescimento dela.

Essas dicas simples, porém eficazes, irá contribuir sobremaneira em como cuidar de orquídeas, garantindo uma boa vitalidade às mesmas! Elas são seres vivos como nós e merecem todo o cuidado necessário para sua sobrevivência! Cuide bem delas!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here