Como a Escolinha de Futebol Ajuda a Educar seu Filho

0
121

A Escolinha de Futebol pode contribuir sobremaneira na formação do caráter de seu filho

Como a Escolinha de Futebol Ajuda a Educar seu FilhoA Escolinha de Futebol é um excelente lugar para as crianças e adolescentes se dedicarem com afinco ao tão amado futebol. O futebol é o esporte preferido dos brasileiros. Tantos homens, quanto mulheres adoram jogar futebol e assisti-lo também. Em quase qualquer lugar dá para jogar futebol. A escolinha de futebol, no entanto, é um local onde a prática do esporte é levada mais a sério, ainda que seja uma modalidade de lazer.

Desde crianças somos ensinados a gostar de futebol aqui no Brasil. Diversos ídolos da população brasileira são jogadores de futebol, como o Pelé ou Neymar, por exemplo.

Não é à toa que um dos brinquedos mais pedidos pelas crianças é uma bola. Elas usam as bolas para brincarem de diversas maneiras, mas uma das finalidades mais utilizadas é para jogar a boa e velha “pelada”.

Em princípio, quem procura por uma escolinha de futebol são geralmente crianças e adolescentes que tem um amor e prazer ainda maior pelo futebol ou mesmo aqueles que querem ficar próximo aos amigos e fazer novos.

Por que frequentar uma escolinha de futebol?

Como a Escolinha de Futebol Pode Educar

Esse interesse acontece por diversas razões. Seja porque a criança ama o futebol e gostaria de ser tornar um campeão como seus ídolos do esporte. Ou ainda seja por um talento explícito da criança em relação à modalidade, seja para a criança se socializar mais, fazer novos amigos e ter uma atividade fora da escola. Tem também o desejo do pai em ver no filho o craque que gostaria de ter sido. Ou tudo isso ao mesmo tempo.

Normalmente essas escolas são fundadas por ex-craques de projeção nacional e mundial, por algum técnico aposentado que ama o ofício de treinador ou mesmo por um obstinado que vê no futebol uma opção de tirar as crianças de caminhos indesejados.

A escolinha de futebol ganhou uma dimensão tão profissional que hoje em dia ex-craques como Ronaldo o Fenômeno, por exemplo, construiu uma franquia que já ultrapassou as fronteiras do Brasil. Atualmente possui mais de vinte unidades espalhadas pelo país e uma nos Estados Unidos (que será inaugurada por esses dias, em Orlando na Flórida).

A franquia de Ronaldo, denominada Ronaldo Academy (acesse o site) oferece uma estrutura altamente profissional, demandando um investimento razoável.

Veiculou-se na mídia que o investimento da escolinha de futebol de Ronaldo nos Estados Unidos implicou em investimento em torno de 1 milhão e Dólares.

Como funciona uma escolinha de futebol?

Como a Escolinha de Futebol Pode Educar

A escolinha de futebol é um local onde crianças e adolescentes contam com um espaço e estrutura voltados para o estudo e prática do futebol. É na escolinha de futebol que eles aprendem todas as regras de fato do jogo, como ele funciona, táticas, estratégias e adquirem e desenvolvem habilidades.

Na escolinha, serão ensinados e aperfeiçoados todos os fundamentos desse esporte. Os jovens conhecerão e saberão como fazer dribles de maneira eficiente e correta. Além dos dribles, saberão como fazer fintas e movimentos em torno do oponente para se livrar dele e poder rumar ao gol.

Um outro aspecto muito importante quando um jovem ingressa em uma escolinha de futebol é o fato de não ficar alienado aos conhecimentos futebolísticos. Além dos fundamentos do esporte na teoria e na prática, a escolinha de futebol, que oferece uma estrutura profissional, orienta o aluno em relação ao aspecto comportamental. Aprende a conviver socialmente, atuar em equipe, aprende maneiras saudáveis de se alimentar, além de uma especial preocupação como o seu condicionamento físico e mental.

É certo que uma escolinha de futebol como a de Ronaldo o fenômeno exige um investimento significativo pelos valores cobrados para oferecer todo esse aparato. Mas não desanime, porque existem em várias cidades que possuem escolinhas de futebol bem mais acessíveis e em algumas delas, até mesmo de graça, como no caso da empresa de Mineração Vale.

A escolinha de futebol contribui também para a socialização de muitos jovens no Brasil

É muito comum ONG’s, associações de bairros, entre outros, oferecerem uma estrutura mínima para viabilizar a escolinha de futebol na comunidade. As vezes com ajuda da prefeitura local, com empresários que fazem doações ou mesmo os apaixonados pelo ofício de ensinar futebol, tornam a escolinha uma realidade.

Muitas vezes os dirigentes da divisão de base de grandes times de futebol, recrutam olheiros para frequentarem essas escolinhas para encontrarem alunos que se destacam no esporte. Aliás, muitos craques do futebol brasileiro, ainda na ativa, vieram até mesmo de escolinha de favelas sem a menor estrutura. Mesmo porque talento não depende de estrutura perfeita para despertar, basta encontrar uma oportunidade.

Além dessas iniciativas, a maior força do advento das escolinhas de futebol vem mesmo é dos clubes profissionais. Em sua grande maioria, sobretudo os grandes, os times de futebol profissional investem muito em suas escolinhas. Entre outros objetivos, para “abastecerem” suas divisões de base, de onde surgem vários craques. Podemos mencionar algumas delas como a escolinha do Flamengo, do São Paulo, e até do Vila Nova, que não é tão grande assim.

Isso não é particularidade somente dos times de futebol brasileiros. Um dos principais times do mundo, o Barcelona (assista ao vídeo acima), também tem sua escolinha de futebol, inclusive com unidades no país(clique aqui para acessar o link da escola do Barcelona)

Se você tem um filho ou filha que ama futebol, independentemente de ter talento ou não, a escolinha de futebol é sem dúvida um excelente lugar para ele se divertir, fazer amigos e se exercitar de maneira que nem se dão conta.

Acesse aqui o link para saber “Como Baixar Música no Celular”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here