Aula de Violão para Iniciantes

1
301

Fazer Aula de Violão para Iniciantes é primeiro passo para descobrir o seu talento para a música

O computador é um grande aliado para fazer aula de violão para iniciantesEstá pensando em Aula de Violão para Iniciantes? É um fã de violão e tem um forte desejo de aprender o instrumento? Quer se dedicar ao estudo da música, mas não sabe por onde começar? Um bom começo é pesquisar e se dedicar a ter aula de violão para iniciantes.

Aprender um instrumento musical é sempre uma atividade boa e interessante. Além de ser proporcionar um generoso grau de diversão, aprender um instrumento é algo relaxante. Ele também ajuda a estimular uma série de funções cognitivas do ser humano, contribuindo para o aprimoramento do cérebro.

Curiosidades sobre o violão

Exite uma infinidade de modelos de violãoA aula de violão para iniciante é indicada, como o próprio nome diz, para pessoas que nunca tiveram contato ou não sabem quase nada sobre como tocar esse instrumento. É preciso sempre começar do início, partindo de baixo, das lições mais simples e básicas, para então se dedicar a aulas mais complexas.

E por que o violão? Bem, o violão é um instrumento musical muito popular. Aqui no Brasil ele é chamado de violão, mas em países de língua inglesa é conhecido como guitarra. Em Portugal, por exemplo, é chamado de viola.

O violão nada mais é do que uma espécie de guitarra acústica, feita de madeira. Ele é comumente composto também por 6 cordas, que podem ser de aço ou de náilon(nylon). Possui um corpo oco, chato, em formato do número 8 e possui braços com trastes.

A evolução do violão

A trajetória evolutiva do violãoInicialmente o violão surgiu para figurar na utilização dentro da música erudita, a qual até hoje ele é presente. Seu formato se modificou ao longo do tempo, assim como se ampliou os usos do violão dentro da música.

Em outras palavras, o violão passou a ser bastante utilizado dentro da música popular. Sua versatilidade é tão grande que quase todos os tipos de música popular contam com o violão para sua composição.

O violão serve normalmente para acompanhar o canto. A harmonia, o volume sonoro, os custos reduzidos, o peso menor, enfim, várias características do violão fazem dele um instrumento muito querido pelas pessoas para descobrirem seus talentos artísticos e até mesmo darem início a uma carreira.

Como funciona a aula de violão para iniciante?

A Aula de violão para iniciantes é para qualquer ridadeO funcionamento da aula de violão para iniciante vai depender de quais maneiras você pretende iniciar o aprendizado do instrumento. Há 3 formas básicas de se aprender violão: de modo autodidata e frequentando uma escola de música ou aulas particulares. Cada uma dessas formas possui possibilidades e características distintas.

Se você tem pouco ou nenhum recurso para ter uma aula de violão para iniciante com algum especialista, frequentando aulas comuns, aprender música de forma autodidata é a melhor opção. Certamente não é simples e fácil, mas com uma boa dose de paciência e muita dedicação e empenho, é possível.

Se você é um autodidata nesse sentido, a Internet é cheia de cursos online de violão. O conteúdo desses cursos é bem variado, mas basicamente você terá alguns fundamentos teóricos do instrumento e lições práticas de notas, acordes e assim por diante. O YouTube é repleto de vídeos que ensinam lições de violão.

Mesmo à moda antiga, a aula de violão para iniciantes funciona

É possível fazer aula de violão para inciantes através de cifrasÉ possível ainda, encontrar em lojas virtuais, lojas físicas e mesmo bancas de jornais, revistas que fornecem lições de violão, mostrando diversas cifras e como aprender a tocar violão através do uso dessas cifras.

Outra alternativa muito comum são os cursos online que dão aula de violão para iniciantes gratuitamente, como esse oferecido pela Prime Cursos, ou mesmo pagando valores bem acessíveis como é o caso desse site Via Musical. Inclusive, mesmos os gratuitos, oferecem certificados de conclusão.

Ou seja, não vai ser por falta de opção ou recurso financeiro para começar as suas aulas de violão e desenvolver-se tecnicamente, quem sabe descobrindo a sua vocação para a música.

Se você tiver um pouco mais de recursos, vale a pena investir em uma escola de música ou um professor particular para ter uma aula de violão para iniciante. Em ambos os casos, você será ensinado por um especialista, começado pelas notas, acordes, harmonias. Ou seja, todo o passo a passo do funcionamento do instrumento e como tocar músicas em geral de maneira profissional.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom o artigo. Eu mesmo cometi esse erro que é de começar pela metade, ignorando os primeiros passos. Já queria aprender logo a tocar as músicas que gostava mas quando percebi que eu tocava mas não sabia as notas ou acordes que estava executando, resolvi parar.

    Então comecei a estudar a teoria musical, campos harmônicos, percepção musical, etc. com o Professor Farofa (Rafael Bazano).

    Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here