O Que é Resiliência?

0
228

Saber o Que é Resiliência pode lhe ajudar a enfrentar as adversidades da vida com mais consciência.  

O Que é Resiliência?O Que é Resiliência? Em que se aplica? Podemos dizer que essa é uma palavra que possui diferentes significados para diversas áreas da psicologia, administração, física, ecologia, entre outros. Algo que faz com que diversas pessoas tenham dúvidas sobre sua definição em determinadas situações. Hoje pretendemos lhe ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas em relação a essa palavra. Confira:

Na maioria das vezes o termo “resiliência” significa voltar ao estado normal, após alguma situação crítica fora do comum ou perturbadora, esse é um termo derivado do latim resiliens. O termo possui diversos significados para diferentes áreas.

Veja a seguir o que é Resiliência em algumas áreas

Lutar pelos objetivos é ser resilienteO que é resiliência na ecologia?

Na ecologia, o termo “resiliência” significa a capacidade de um sistema que lhe garante a possibilidade de voltar ao normal após sofrer uma determinada alteração. Ou seja, recuperar suas qualidades após passar por um estado crítico de deterioração.

O que é resiliência segundo a Psicologia

Quando se trata da psicologia, o termo “resiliência” é definido pela capacidade de um indivíduo em lidar com seus problemas de forma rápida e sem prejudicar seu subconsciente, suas emoções e com isso aprender e amadurecer com as diversas dificuldades do dia a dia. Ela também garante que o mesmo supere seus obstáculos, possa de adaptar a mudanças e resistir a traumas, choques, estresse, depressão, etc.

O que é resiliência na Física?

Segundo a física “resiliência”, também conhecida como “resilência”, é um tipo de propriedade presente nas matérias que acumulam energia quando se submetem a situações de estresse, como por exemplo, atritos, rupturas, choques, etc. Nesses casos, se os materiais, forem danificados de alguma forma, eles terão a capacidade se recuperar, ou seja, voltar ao normal.

O que é resiliência na Administração?

Na área da administração, o termo “resiliência” está presente em alguns processos de gestão em mudanças. Para aqueles indivíduos que trabalham em organizações, eles necessitam de um bom equilíbrio emocional, especificamente, para conseguir lidar com os problemas de seu trabalho. Nesse caso a chamada “resiliência” está relacionada à capacidade de tomar medidas com o objetivo de minimizar problemas de diferentes tipos em seu local de trabalho.

No geral podemos dizer que o termo “resiliência” pode ser utilizado em diferentes situações, mas em si seu significado continua sempre o mesmo: voltar ao estado normal após alguma situação crítica fora do comum ou perturbadora. Existem pequenas mudanças na definição dessa palavra a cada uma dessa áreas (psicologia, administração, física e ecologia), porém tudo está ligado de uma forma.

Como saber se sou uma pessoa resiliente (psicologia)?

Os desafios estimulam o auto conhecimentoComo dito anteriormente a resiliência na área da psicologia é a “capacidade de um indivíduo em lidar com seus problemas de forma rápida e sem prejudicar seu subconsciente, suas emoções, seus sentimentos e com isso aprender e amadurecer com as diversas dificuldades do dia a dia” sendo assim, podemos dizer que nem todo mundo pode se tornar uma pessoa resiliente, pois tudo depende de sua personalidade, determinação e coragem.

Muitas pessoas procuram se tornar pessoas resilientes e nem mesmo sabem, essas vão a psicólogos, clubes de alto ajuda e coisas do tipo com o intuito de encontrar alguma maneira de se tornarem mais fortes para enfrentar as dificuldades do cotidiano. Mas, lá vai uma dica, para se tornar uma pessoa resiliente é importante encontrar pelo que lutar, ou seja estabelecer objetivos a serem alcançados.

Quando o indivíduo possui determinação para alcançar um objetivo, ele garante maiores chances de vencer suas dificuldades e acabar com seus problemas, emocionais e sociais. Encontre algo que o faça lutar, pois só assim poderá derrubar os obstáculos à sua frente.

Ao final de tudo, Resiliência é a capacidade do indivíduo de se recuperar quando se submeter às adversidades que a vida coloca em seu caminho, sem consequências relevantes quando comparado ao estado inicial.

Gostou do post de hoje? Deixe seu comentário ou então compartilhe com seu amigos e colegas para assim podermos aprofundar o tema ainda mais e esclarecer eventuais dúvidas, que também poderão ser de outras pessoas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here