Como fazer um livro

0
322

Como fazer um livro – Dicas incríveis para a produção da sua história

Como fazer um livroConfira dicas de Como fazer um livro, pois ainda não há uma fórmula secreta e infalível de como fazê-lo, porém há dicas que a maioria dos escritores seguem para orientar na produção de um livro memorável. Alguns outros escritores até desenvolvem seu estilo próprio de escrever, por isso não há uma uma receita pronta, mas um conjunto de passos que deram certo para a maioria dos profissionais que gostam de escrever.

Para um bom começo você deve apresentar um início de contato com seu leitor que seja bem atraente, esqueça descrições cansativas demais, você precisa prender ele logo nas primeiras linhas do seu texto. Apresente algo emocionante para garantir a curiosidade nos próximos capítulos do seu enredo.

Deixar seu leitor curioso também é fundamental, criar um suspense que o deixa cada vez mais preso à leitura é de suma importância. Ao adotar passos como esses para o início da sua escrita, você garante que o dinamismo na sua obra aconteça, fazendo com que a leitura não seja cansativa, mas instigante, além de estabelecer as diretrizes de como fazer um livro.

Você pode, por exemplo, apresentar um mistério logo nos primeiros capítulos, solucionando ele ao longo da leitura e criando um novo em seguida. Claro que tudo dependerá do estilo de livro que você quer criar. Se for um livro que relate histórias, você pode iniciar de uma maneira bem misteriosas seu enredo.

Abusar da criatividade é um dos requisitos fundamentais à uma boa escrita.

A criatividade é um estímulo que você precisa desenvolver diariamente. Para isso, escreva todos os dias com o objetivo de fazer com que suas ideias não atrofiem. Dê ao seu cérebro a dose de estímulo diária, será fundamental para uma boa escrita.

Na construção do seu personagem você deve ter em mente qual será o objetivo desses personagens das histórias e como esses objetivos deles poderão refletir em quem está fazendo a leitura. Fale dos defeitos do seu personagens dos medos e de características que aproximam o seu personagem do seu leitor. Depois de pensar em características que são subjetivas, pensem nas físicas.

Ah, não esqueça de, no começo da sua história, definir quem irá contá-la. Se será em terceira pessoa, alguém contará a história por você, ou mesmo (primeira pessoa). Definir o seu público-alvo também é um passo que não pode deixar de fazer parte dos primeiros momentos do seu livro.

Não esqueça do esboço para facilitar as edições

Faça sempre um esboço do seu livro, realizando edições sempre que achar necessário. Além dos personagens, é interessante pensar no cenário (circunstância em que a história acontece)  do seu livro, no conflito (apresentação de um grande problema da personagem; razão para a existência da história) que haverá nele, no clímax (ponto maior de tensão da história) e desfecho da sua história (momento em que o problema será resolvido).

Além de escrever, você deve pesquisar bastante, para deixar seu livro cada vez mais rico de informações e histórias memoráveis ao seu leitor.

Você pode pesquisar na internet, ler outros livros relacionados ao estilo de livro que você está produzindo, ler uma enciclopédia, o importante é reunir diversas informações importantes e necessárias à sua produção de conhecimento.

Não se esqueça de, no momento da escrita, ter intervalos de descansos para não tornar cansativa a produção do seu livro e não prejudicar o enredo da sua história. Procure opiniões de pessoas diferentes, peça para que elas leiam seus escritos e comentem suas opiniões, será importantíssima a percepção delas.

Não se chateie se você tiver que modificar sua história em algum momento da produção do seu livro, as melhores ideias surgem no momento de escrita mesmo e não quando você está iniciando a história. Você pode também assistir a filmes para aguçar cada vez mais a sua criatividade.

Lembre-se que inspiração é tudo

Procure estar inspirado quando você estiver escrevendo seu livro e esteja sempre aberto às críticas, pois elas orientarão as retificações que serão necessárias. Evite plágio e esteja preparado para o sucesso ou não da sua produção. Afinal saber como fazer um livro não acontece por milagre. Como em tudo na vida, dedicação é o motor propulsor.

Se o sucesso não for alcançado, os erros cometidos orientarão a jornada para um novo sucesso de escrita! ‘‘Feito é melhor que perfeito!’’ Comece hoje e boas ideias!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here