Como Fazer Massa de Biscuit

0
677

Aprenda Como Fazer Massa de Biscuit caseira de maneira simples e fácil.

Como Fazer Massa de BiscuitAprender Como Fazer Massa de Biscuit, também conhecida como porcelana fria é muito fácil, além de muito divertido para produzir peças de artesanato. Você já deve ter visto em algum lugar aqueles bonequinhos de uma beleza singular que parecem de massinha, pois é, aqueles são de biscuit.

Em alguns locais já podemos encontrar a massa de biscuit pronta em diversas lojas de artesanato, porém ainda existe quem prefira produzir a massa em casa. Esse post é exatamente para essas pessoas que gostam de zelar pelo trabalho manual e produzir uma massa de biscuit de fácil modelagem e fabricar diversas peças ao seu gosto.

Para produzir sua massa de biscuit, separe:

  • Cola branca própria para porcelana fria (2 xícaras de chá);
  • Amido de milho (02 xícaras de chá);
  • Vaselina líquida (02 colheres de sopa);
  • Caldo de limão ou vinagre (1 colher de sopa);
  • Creme hidratante, mas tem que ser sem silicone (1 colher de sopa);
  • Tigela de vidro;
  • Colher de pau.

Para preparar sua massa de biscuit no fogão, você deverá:

Misturar todos os ingredientes com uma colher de pau (aquelas que são específicas para fazer massa) até desprender do fundo da panela. Se você costuma fazer massa de salgadinhos, você deve deixar a massa no mesmo ponto da massa de salgadinhos.

Depois de cozida sua massa, você deverá espalhá-la em uma superfície lisa e fria, pode ser na sua pia de cozinha mesmo ou se você tiver uma bancada de mármore, poderá despejar a sua massa também. Cuidado com as mãos, a massa estará bem quente.

Ah, atente-se para que a sua massa esteja lisa e bem elástica! Não esqueça desse detalhe importantíssimo! Depois que sua massa estiver um pouco mais morna, você deverá guardá-la em um saco plástico limpo, que não apresente nem poeira nem gordura.

Você deve deixar a sua massa descansar por um dia, antes de começar a utilizá-la. Após um dia, retire a sua massa do saco plástico, espere ela secar, pois pode acontecer de ela suar um pouco, e volte a armazená-la novamente em outro saco plástico.

Você pode colorir a massa antes de modelar ou fazer a modelagem com a cor natural e depois pintar

Massa de Biscuit de várias coresApós esse procedimento é só começar a tingir a sua massa de biscuit com a cor que você deseja e fazer as suas modelações. A massa de biscuit também pode ser modelada com a cor natural dela, para que, depois, se você preferir, você possa realizar a pintura com tinta látex, acrílica ou tinta a óleo.

Vale lembrar que se você desejar usar o micro-ondas no processo de como fazer massa de biscuit, você deve misturar todos os ingredientes, menos o creme para as mãos, em uma tigela própria para micro-ondas e misturar bem até que o amido seja dissolvido.

Depois de dissolvido, você deve levar ao micro-ondas por 3 minutos. A cada minuto, você deve abrir o micro-ondas e mexer com a colher de pau para que o cozimento aconteça por completo. Vale salientar que os micro-ondas podem variar o tempo de cozimento da mistura, devido a potência de cada aparelho, pois isso é importante verificar e mexer a cada minuto.

Evite o ressecamento da massa e não use tinta guache

Artesanato feito com massa de biscuitDepois que a massa estiver cozida, você deverá espalhar o creme para as mãos numa superfície lisa e abrir a massa e ir sovando aos poucos. Lembre-se de que quanto mais sovada, melhor!

Mas e se a sua massa não ficar sovada e permanecer dura? Não tem problema, você deve separar a massa que ficou com uma textura comprometida em um saco plástico, fazer outra massa, separadamente, e sovar juntas depois.

É importante deixar a sua massa envolta com um saco plástico até a hora em que você for usar, pois isso evita o ressecamento.

Em relação à tintura, lembre-se de não utilizar tinta guache. Ela não serve, pois apresenta muita água e isso deixará a sua massa mole ao ponto de comprometer a sua arte.

Dica: use bem o creme de mãos para deixar a sua peça mais lisa quando você estiver no processo de modelagem. Água também serve, porém, MUITO CUIDADO com a quantidade para não destruir sua massa.

Artesanato delicado feito com massa de biscuitAgora que você já sabe como fazer massa de biscuit, sabia que muita gente consegue uma renda muito boa fazendo artesanato com massa de biscuit para vender? Pense nisso! Agora, mãos à obra!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here